ForestWISE Briefing

O ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica. O ForestWISE tem como objetivo desenvolver atividades de investigação, inovação e transferência de saber e de tecnologia com vista a aumentar a gestão florestal sustentável em Portugal, a competitividade do sector florestal português e reduzir as consequências negativas dos incêndios rurais. Vem por isso responder aos desígnios da Resolução do Conselho de Ministros 159/2017 e 157-A/2017, através da conjugação de esforços das universidades, sector público, sector privado e indústria numa abordagem holística e multidisciplinar às questões do fogo, da valorização da floresta e de desenvolvimento sustentável das atividades de base florestal.

O ForestWISE alavancará o conhecimento existente nos centros de saber, fomentando a sua aplicação na resolução de problemas concretos, atuais e emergentes, das empresas e das comunidades e indo de encontro aos grandes desafios societais. Irá trabalhar em articulação com parceiros e redes nacionais e internacionais de referência, garantindo assim a adoção das melhores práticas e posicionando-se em TRLs* elevados e com grande foco na transferência de conhecimento e tecnologia.

Na sequência do reconhecimento do selo CoLAB ao ForestWISE pela FCT, em 30 de janeiro de 2018, a constituição legal do CoLAB teve lugar a 29 de setembro de 2018.

Na sua configuração atual, o ForestWISE é composto por quinze associados e parceiros aderentes. Os associados empresariais são: Altri Florestal, Amorim Florestal, EDP Distribuição, DS Smith Paper Viana, REN, Sonae Arauco Portugal e The Navigator Company. Os membros da academia são: INESC TEC (promotor da iniciativa), Instituto Superior de Agronomia-Universidade de Lisboa, Universidades de Aveiro, de Évora, de Trás-Os-Montes e Alto Douro, e de Coimbra. Outros organismos públicos são: a AGIF-Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e o INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Os parceiros aderentes são utilizadores chave dos resultados de investigação e membros ativos na definição das prioridades de investigação, nomeadamente a AIFF-Associação para a Competitividade da industria Florestal, ANPC-Autoridade Nacional para a Proteção Civil, GNR e ICNF-Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, entre outros.

Nove dos associados têm presença no Conselho de Administração e os restantes estão representados nos outros órgãos sociais, nomeadamente na mesa da Assembleia Geral, no Conselho Fiscal e no Conselho Consultivo Empresarial.

__________
* Technology readiness levels (TRL): é uma escala adotada pela Comissão Europeia para medir ou indicar a maturidade de uma dada tecnologia. A escala inclui 9 níveis, em que o nível 1 corresponde a verificação dos princípios básicos, o nível 9 corresponde à adoção da tecnologia nas operações. Os TRLs acima de 6, onde o ForestWISE se pretende posicionar, correspondem a prototipagem, experimentação e adoção de tecnologia. https://enspire.science/trl-scale-horizon-2020-erc-explained/