O ForestWISE potenciará o conhecimento existente nos centros de investigação ao promover a sua aplicação na resolução de problemas concretos, atuais e emergentes e ao dar resposta a importantes desafios sociais. O ForestWISE atuará em parceria com parceiros e redes de referência nacional e internacional, assegurando desta forma a adoção das melhores práticas e posicionando os resultados da investigação em elevados níveis de maturidade tecnológica (TRL), com grande enfoque na transferência de conhecimento e de tecnologia.

O CoLAB será o instrumento necessário para convergir e articular o conhecimento e as capacidades já aplicadas em Portugal nas unidades de investigação, nas instituições científicas e nas relações atuais com organizações internacionais semelhantes. Terá um papel mobilizador na qualificação técnica dos recursos humanos, na integração de boas práticas, sendo orientado para a resolução de problemas concretos, e para a difusão de conhecimento, potenciando a mobilização dos cidadãos.

Os relatórios da CTI salientaram a necessidade de promover a investigação científica e a inovação ao incorporarem desenvolvimentos científicos emergentes e ao adaptarem e integrarem as melhores práticas internacionais, particularmente nas áreas da meteorologia, silvicultura e floresta, e na gestão de incêndios florestais, incluindo a previsão do comportamento do fogo. A perspetiva do ForestWISE é a de promover uma cultura científica ativa nas diversas dimensões do planeamento, gestão e valorização (económica e não económica) dos bens e serviços da floresta, focada também na prevenção e no combate de incêndios rurais.