AGENDA

PRÓXIMOS EVENTOS

27 jun.’24

14:30 horas

»» Inscreva-se aqui.

19 jun. ’24 

Auditório Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

»» Consulte aqui o programa

»» Inscrição obrigatória, aqui

»» Poderá assistir à sessão via zoom aqui

21 jun. ’24 

Comunidade Intermunicipal do Oeste, Caldas da Rainha

22 jun. ’24 

Ferraria de São João (Penela)

»» Consulte o programa aqui

23 a 29 jun. ’24

Estocolmo, Suécia

31 jul. ’24

Iniciativa inserida no âmbito do Dia da Floresta da EXPOFACIC

Cantanhede

EVENTOS PASSADOS

2024

11 a 14 jun.’24

Promotor: Poznań University of Life Sciences

Pedro Britto, investigador da Linha de Trabalho da Economia Circular e Cadeias de Valor representou o CoLAB ForestWISE neste evento, em Gdansk (Polónia), que juntou os maiores especialistas em digitalização, mecanização e tendências futuras em operações e exploração florestal. A sua apresentação realizou-se no âmbito da Agenda transForm, nomeadamente o projeto da motorização elétrica no setor florestal português, que incluiu alguns dos resultados do atual status do parque de máquinas florestais em Portugal.

7 jun.’24

Promotor: CoLAB ForestWISE 

Esta ação de demonstração da Rede AGRI-DEM Solo decorreu em Quintã de Pero Martins (Figueira Castelo Rodrigo) e teve como principal objetivo mostrar boas práticas em solos florestais em povoamento de sobreiro. A iniciativa incluiu uma visita de campo, na qual participaram diversos produtores que tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir as boas práticas com especialistas em solos e sistemas agroflorestais.

7 jun.’24

Promotor: CoLAB ForestWISE e E-REDES

Esta sessão pública (online) de apresentação decorreu no âmbito da plataforma de apoio à tomada de decisão para a implementação de áreas de Ocupação Compatível nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC), desenvolvida pelo CoLAB ForestWISE, em colaboração com o seu Associado E-REDES. Assistiram a esta apresentação diversas empresas, entidades públicas, associações e organizações de produtores florestais.

6 e 7 jun.’24

Promotor: Museum Nord e Gaia Vesterålen

O CoLAB ForestWISE participou neste evento internacional, que se traduziu num excelente momento para interagir com especialistas internacionais e falar sobre as alterações climáticas no futuro. Esta conferência contou com keynote speakers de referência, como Anders Jönsson, Chefe da Secção de Desenvolvimento de Políticas Inovadoras na Divisão de Cooperação Económica e Comércio, da United Nations Economic Commission for Europe (UNECE), Phillippe Tulkens, Responsável da unidade de Clima e Fronteiras Planetárias, da Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, e Andrea Liverani, do Banco Mundial, Região da Europa e Ásia Central, na área de práticas globais em matéria de ambiente, recursos naturais e economia azul.

5 jun.’24

Promotor: CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o CHANGE promoveu esta iniciativa, para a qual convidou o nosso Investigador Sénior João Torres, para participar na mesa redonda com o título “Mais do que Carbono: Dar Crédito à Biodiversidade”. Uma conversa sobre questões emergentes relacionadas com o processo de legislação do mercado voluntário de carbono em Portugal e a sua relação com a biodiversidade.

5 jun.’24

Promotor: Ministério da Agricultura e Pescas

O CoLAB ForestWISE esteve presente nesta cerimónia que contou com a presença do Primeiro Ministro, Luís Montenegro, do Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, e de António Louro, Presidente da Aflomação, assim como de outras personalidades e entidades públicas, empresas e associações florestais, que assistiram ao início dos trabalhos com maquinaria para beneficiação de rede viária florestal, controlo de invasoras lenhosas e redução da carga combustível.

4 jun.’24

Promotor: ESRI Portugal

O CoLAB ForestWISE esteve na Sertã para participar nesta iniciativa que dinamizou alguns debates, entre os quais um sobre os requisitos, tecnologias e impactos do Regulamento Europeu Anti-desflorestação (EUDR) na cadeia de valor florestal portuguesa, moderado pela nossa Gestora de Projetos Aline Oliveira. Juliana Salvação e Ana Sá também marcaram presença neste encontro, tendo tido a oportunidade de participar numa sessão de esclarecimento com Guenter Doerffel, especialista da ESRI na Área da Imagem, para aprofundar temas estratégicos no setor.

3 a 6 jun.’24

Promotor: Consórcio RESIST

O CoLAB ForestWISE esteve em Vesterålen (Noruega) para participar neste encontro, no qual se analisaram os resultados alcançados até ao momento e os principais desafios futuros. Do leque de apresentações realizadas, destaca-se a da CCDR Centro sobre os trabalhos já desenvolvidos nas Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra e Médio Tejo, que contam com a participação do nosso CoLAB.

28 mai.’24

Promotor: The Navigator Company

O CoLAB ForestWISE participou neste fórum que pretendeu debater os múltiplos desafios que o setor enfrenta. Carlos Fonseca, CTO do nosso CoLAB, foi convidado na primeira mesa-redonda sobre “inovação, da floresta aos bioprodutos”. Numa primeira fase, apresentou o Laboratório Colaborativo da Floresta e do Fogo e de seguida, falou sobre três grandes projetos: a Agenda transForm, o Projeto Integrado RN21 e o rePLANT. Esta iniciativa, com a parceria do jornal Expresso, contou com a abertura da eurodeputada Lídia Pereira, e com a participação de diversas personalidades, empresas, academia e instituições públicas nacionais e internacionais.

Assista ao Fórum do Eucalipto

27 mai.’24

Promotor: SinFAP – Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil, Eurocidade Tui Valença, Município de Valença e Concello de Tui

O CoLAB ForestWISE participou nesta iniciativa que juntou diversos especialistas de entidades públicas e privadas dos domínios da floresta e proteção civil e que se centrou na importância da cooperação entre Portugal e Espanha na conservação da natureza e prevenção de incêndios, e na abordagem integrada para lidar com essas questões. Rui Pinto, Coordenador da Linha de Trabalho da Gestão do Risco do nosso CoLAB participou no debate sobre o uso do fogo na conservação da natureza e a recuperação das áreas ardidas.

24 a 26 mai.’24

Promotores: Associação Florestal do Baixo Vouga, Associação Nacional de Empresas Florestais (ANEFA) e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha

O CoLAB ForestWISE participou no certame mais importante do segmento da indústria florestal, agrícola e de ambiente, realizado Portugal. Aline Oliveira foi oradora convidada do workshop sobre o regulamento europeu anti-desflorestação, e Pedro Britto de uma sessão, no âmbito do projeto “Potenciar a motorização elétrica no setor florestal”, da Agenda transForm. Durante o evento, os visitantes tiveram ainda a possibilidade de conhecer o “Roteiro do Elétrico”, com informação sobre novas tecnologias para a descarbonização e redução das emissões de carbono nas operações florestais.

23 mai.’24

Promotores: CoLAB ForestWISE e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Este seminário público foi orientado por Mikael Rönnqvist, um dos maiores especialistas em logística e cadeias de valor florestais. Focado nos desafios atuais da indústria florestal, procurando encontrar métodos e abordagens para os contornar, a iniciativa pretendeu também apresentar várias aplicações industriais e os seus impactos, em que os métodos de análise e as fontes de dados são combinados para enfrentar os desafios.

23 mai.’24

Promotores: CoLAB ForestWISE e Centro de Estudos Florestais (Instituto Superior de Agronomia)

O projeto FIRE-RES realizou este workshop, a convite da organização das XVIII Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu, na FLUP. Sob o tema “Shaping future fire-resilient landscapes and communities in Portugal”, esta iniciativa contou com a presença de parceiros nacionais do FIRE-RES, nomeadamente o CoLAB ForestWISE, Instituto Superior de Agronomia, INESC TEC e os investigadores do projeto, que partilharam o conhecimento adquirido sobre temas relevantes para o contexto atual na gestão da resiliência aos incêndios rurais.
Na segunda parte do workshop, foi abordada a experiência obtida em projetos financiados pela União Europeia, nomeadamente no FIRE-RES, ResAlliance e no RESIST, três projetos, mais próximos das suas comunidades locais, que estão a gerar impacto nos territórios nacionais, promovendo uma maior resiliência e sustentabilidade.

22 mai.’24

Promotores: CoLAB ForestWISE e Altri Florestal

O transForm Out Event juntou todos os parceiros e as principais entidades públicas, privadas do setor florestal português para discutir o progresso desta Agenda Verde e Mobilizadora. Organizada pela Altri Florestal e pelo CoLAB ForestWISE, no Convento de São Francisco, em Coimbra, os convidados desta sessão tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o que está a ser feito e o caminho que se pretende tomar, rumo à transformação digital das cadeias de valor florestais. A abertura da sessão ficou a cargo de José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, tendo o encerramento ficado a cargo do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.

21 mai.’24

Promotores: CoLAB ForestWISE e Altri Florestal

Promovida no âmbito do projeto Forest Knowledge Academy, da Agenda transForm, esta ação de capacitação, destinou-se a gestores e técnicos do setor florestal, que contribuíram para esta iniciativa com o seu conhecimento e experiência. Mikael Rönnqvist, especialista em logística florestal, da Universidade Laval (Canadá), também marcou presença nesta iniciativa realizada na Escola Superior Agrária de Coimbra.

13 a 17 mai.’24

Promotor: Centre de Ciència i Tecnologia Forestal de Catalunya

O CoLAB ForestWISE participou no Symposium on System Analysis in Forest Resources, em Hondaribia, País Basco. O nosso CoLAB foi representado por Alexandra Marques, Jorge Cunha, Mariana Amaro e Pedro Britto, da Linha de Trabalho da Economia Circular e Cadeias de Valor (LT3) que realizaram apresentações orais inseridas nas áreas temáticas das ferramentas e aplicações, eficiência, otimização das operações florestais e planeamento e gestão do risco.

5 a 8 mai.’24

Promotor: EU CAP Network

O CoLAB ForestWISE esteve no Estoril a participar na conferência EU CAP Network “EIP-AGRI Operational Groups: Innovation in practice”, uma conferência que pretendeu reunir os maiores especialistas da inovação agrícola e rural na Europa, destacando a implementação bem-sucedida do projeto EPI-AGRI. Carlos Fonseca participou neste evento de networking de três dias destinado a parceiros, entidades de gestão, coordenação e financiamento, organizações de agricultores, investigadores, e redes temáticas e consultivas do Horizonte Europa, o Programa-Quadro para a investigação e inovação, entre outras entidades.

30 abr.’24

Promotor: Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

O CoLAB ForestWISE participou neste workshop realizado no âmbito do projeto FoRES financiado pelo EEA Grants. Paulo Fernandes, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Coordenador Científico do nosso CoLAB, foi orador convidado com a palestra “Os desafios da investigação e da gestão florestal no contexto de incêndios rurais”. O nosso CoLAB esteve ainda presente na mesa redonda “Resiliência florestal a fogos em clima futuro”, com Rogério Rodrigues, da Coordenação Executiva.

23 abr.’24

Promotor: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

O CoLAB ForestWISE participou nesta iniciativa focada nas regiões Centro e Norte do país e que pretendeu reforçar as ligações entre instituições de I&D, autoridades administrativas de gestão florestal, industriais e decisores políticos. Carlos Fonseca foi convidado da sessão intitulada “Como podemos trabalhar em conjunto para maximizar os benefícios e impactos da I&D?”, moderada por Joana Vieira, Investigadora Sénior do nosso CoLAB, que também colaborou na organização do evento.

»» Ouça aqui a entrevista a Joana Vieira

22 abr.’24

Promotor: Laboratório Associado Terra

O CoLAB ForestWISE esteve no Instituto Superior de Agronomia para a apresentação pública do TERRA, que contou com a participação de Paulo Branco, Diretor Executivo deste LA, Cecília Rodrigues, Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, João Ramalho Santos, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra e João Rocha, Coordenador do Conselho de LAs. Na segunda parte da sessão foi dinamizada uma mesa redonda dedicada à Ciência, Sustentabilidade e Desenvolvimento, moderada por Teresa Ferreira, Professora Catedrática do ISA.

16 abr.’24

Promotor: Fórum dos Laboratórios Colaborativos

O Fórum dos Laboratórios Colaborativos é uma plataforma de interação que pretende dinamizar a reflexão e a discussão de temáticas pertinentes no contexto dos CoLABs. O CoLAB ForestWISE participou neste encontro que decorreu no AvePark, e que constituiu uma oportunidade para partilhar experiências e debater e definir estratégias que apoiem o ecossistema dos Laboratórios Colaborativos.

Fonte da foto

9 abr.’24

Promotores: The Navigator Company, pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e pela Associação para a Certificação Florestal do Minho-Lima

O CoLAB ForestWISE esteve neste seminário que pretendeu promover a importância da segurança nas operações florestais e a consciencialização individual na prevenção de acidentes. Nesta iniciativa realizada na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, os participantes ficaram ainda, a par das novas tecnologias que permitem reduzir os riscos de acidentes de trabalho no setor florestal. escala da paisagem.

8 abr.’24

Promotores: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro e Instituto Superior de Agronomia

A Investigadora Sénior do CoLAB ForestWISE® Ana Sá, fez parte do grupo de oradores convidados deste seminário, que contou com a participação de vários especialistas da área da gestão de incêndios rurais. Ana Sá realizou uma apresentação sobre a redução dos impactos dos incêndios, nomeadamente da gestão florestal ao planeamento da mitigação dos incêndios à escala da paisagem.

25 mar.’24

Promotores: CoLAB ForestWISE®, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Município de Góis

O CoLAB ForestWISE®, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Município de Góis dinamizaram o último workshop participativo relativo à primeira fase das intervenções a realizar nos Condomínios de Aldeia e AIGPs na região de Coimbra no âmbito do projeto. A sessão desenvolvida com o apoio da comissão de melhoramentos da aldeia de Mestras, em Góis, contou com a participação de moradores e proprietários florestais para discutir o futuro do Condomínio de Aldeia. Neste dia, foi também iniciada a segunda fase do RESIST, com uma apresentação do projeto e da abordagem às AIGPs e Condomínios de Aldeia nos seis municípios a intervencionar em 2025. O CoLAB ForestWISE® junta-se à CIM Região de Coimbra e a estes municípios para, em conjunto com as comunidades locais, encontrar os modelos de transformação de paisagem que aumentem a capacidade de resiliência dos territórios às alterações climáticas.

23 mar.’24

Promotor: Comunidade Local dos Baldios dos Lugares da extinta freguesia de Vilarinho

O CoLAB ForestWISE® marcou presença neste seminário que pretendeu debater temas como a segurança das populações em situações de incêndios rurais e a implementação de estratégias colaborativas para gestão integrada de florestas e incêndios.
A iniciativa contou com a participação de diversas entidades públicas, associações locais e academia, algumas das quais membros da Comunidade de Inovação em Incêndios Rurais do projeto FIRE-RES, cujas ações de inovação desenvolvidas nesta área do laboratório vivo, coliderado pelo nosso CoLAB, foram apresentadas por Verónica Catarino, coordenadora do Centro de Formação da Escola Nacional de Bombeiros – Portugal.

22 mar.’24

Promotor: CoLAB ForestWISE®

O CoLAB ForestWISE® assinou, em Mação, o termo de aceitação com o Fundo Ambiental para o projeto B-READY4FUTURE, enquadrado no Programa Mais Floresta, através do qual o nosso CoLAB, juntamente com várias Entidades de Ensino Superior, irá desenvolver e implementar um Programa de Formação dirigido a técnicos das Organizações de Produtores Florestais.
A abertura da sessão esteve a cargo de Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação e o encerramento de João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas. A cerimónia contou ainda com Fernanda do Carmo e Ana Seixas, da Direção Geral do Território, Daniel Feliciano, do Fundo Ambiental, e António Louro, da Aflomação.

22 mar.’24

Promotor: CoLAB ForestWISE®

O projeto FoRES, financiado pelo programa EEA Grants, com coordenação da Universidade de Aveiro e participação do CoLAB ForestWISE®️, do NIBIO e da APATA, esteve no Brigantia Ecopark, em Bragança, para promover a discussão sobre a Resiliência da Paisagem em Cenários de Alterações Globais. Ao longo do dia foram apresentados e discutidos, com representantes das entidades locais, os cenários de otimização ambiental desenvolvidos para a AIGP da Baixa Lombada, tendo a tarde sido dedicada a conhecer a respetiva área de estudo.

21mar.’24

Promotor: CoLAB ForestWISE®

No âmbito de uma parceria estabelecida entre o Projeto Integrado RN21, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a Resipinus, o CoLAB ForestWISE® visitou a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, em Montemor-o-Velho. Com o objetivo de promover a Resina Natural junto dos mais jovens, através de atividades interativas e educativas, esta visita permitiu sensibilizar as novas gerações para a valorização e a proteção dos nossos recursos naturais, um passo importante para um futuro mais sustentável.

18 mar.’24

Promotor: Câmara Municipal Penafiel

A Investigadora Sénior Brigite Botequim participou nas comemorações deste dia e assinalou a data, plantando espécies nativas no lugar de Alto da Pegadinha, na freguesia de Lagares e Figueira. Decorrida numa das áreas do Laboratório Vivo do FIRE-RES, esta ação pretendeu destacar a importância destes ecossistemas na luta contra as alterações climáticas, alertando para o risco da sua degradação. A iniciativa contou com a presença da comunidade escolar e de várias entidades como a Câmara Municipal de Penafiel, a Junta de Freguesia Lagares e Figueira, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., a Guarda Nacional Republicana, a CIM do Tâmega e Sousa, os Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, os Sapadores da Associação Florestal do Vale do Sousa, o Serviço Municipal de Proteção Civil e outros membros ativos da Comunidade de Inovação em Incêndios Rurais do FIRE-RES.

18 mar.’24

Promotor: CoLAB ForestWISE®️

No primeiro workshop do Projeto Integrado RN2, que pretendeu promover o diálogo e a colaboração entre os diferentes stakeholders da cadeia de valor da Resina Natural, estiveram presentes entidades da primeira e segunda transformação da resina natural que, para além de partilharem conhecimentos e experiências, tiveram a oportunidade de identificar estratégias conjuntas, que possam impulsionar a indústria da Resina Natural em Portugal, promovendo práticas mais sustentáveis e inovadoras. O primeiro workshop do RN21, de um ciclo de quatro, realizou-se no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, e contou com a abertura de Paulo Santos, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e o encerramento do Presidente do Município da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, para além do CTO do CoLAB, Carlos Fonseca.

15 mar.’24

Promotor: Associação Florestal do Vale do Sousa e Forestis – Associação Florestal de Portugal

O CoLAB ForestWISE®️ participou numa ação de sensibilização direcionada aos proprietários florestais sobre a prevenção de incêndios rurais, nomeadamente sobre procedimentos básicos e meios de prevenção e respetivas plataformas online. Brigite Botequim apresentou o projeto FIRE-RES e as ações de inovação, realizadas no laboratório vivo português do Vale de Sousa, sobre gestão territorial adaptativa para a resiliência das suas comunidades e paisagens. Além do CoLAB ForestWISE, esta ação desenvolvida no âmbito do programa “Mais Floresta”, contou também com a participação da Guarda Nacional Republicana e do Instituto Superior de Agronomia.

 14 mar.’24

Promotor: Eberswalde University for Sustainable Development

Carlos Fonseca representou o CoLAB ForestWISE®️ neste evento dedicado à floresta, madeira e tecnologias para a gestão de madeira, no qual falou sobre o nosso CoLAB na sessão sobre Academia & Investigação. Esta iniciativa contou com a participação de vários especialistas internacionais que partilharam a sua experiência em diversas áreas, nomeadamente biotecnologia verde, melhoramento de plantas, reflorestação, utilização de IoT na floresta e tecnologias, como aplicações e drones.

13 mar.’24

Promotor: Altri Florestal e CoLAB ForestWISE®️

O transForm Showcase decorreu nas instalações da Fravizel, em Alcanede, e teve como objetivo dar a conhecer aos participantes os vários eixos da Agenda transForm e os resultados e progressos alcançados até ao momento. O evento interno desta Agenda Verde contou com a participação de mais de 80 membros do Consórcio.

12 mar.’24

Promotor: Comissão Europeia e Agência da União Europeia para o Programa Espacial

Enquanto membro da rede Copernicus Relays, o Colab ForestWISE® participou no Thematic Workshop Copernicus for Forestry, promovido pela Comissão Europeia e Agência da União Europeia para o Programa Espacial, uma iniciativa que pretendeu analisar e destacar o papel do Copernicus no contexto da política florestal da União Europeia.

12 mar.’24

Promotor: IAPMEI

O CoLAB ForestWISE® esteve em Santa Maria da Feira no segundo Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras – Parcerias que Transformam a Economia, juntamente com o líder da Agenda Verde transForm, a Altri Florestal. Esta iniciativa pretendeu partilhar os principais resultados e o estado atual dos projetos dinamizados na Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial do PRR, o seu impacto económico e os benefícios futuros para o país. A Altri Florestal fez o ponto de situação da Agenda transform.
O evento contou com a abertura de Amadeu Albergaria, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, tendo cabido ao Primeiro-Ministro, António Costa, o encerramento.

29 fev.’24

Promotor: Confederation of European Paper Industries

Patrícia Enes participou remotamente neste workshop que teve como objetivos disseminar o projeto FIELDS – “Abordagem às necessidades de competência, atuais e futuras, para a sustentabilidade, digitalização e bioeconomia na agricultura: Estratégia e agenda de competências europeia” e a plataforma de formação FIELDS, com vista ao reforço das competências no domínio da silvicultura.

28 fev.’24

Promotor: The Navigator Company e CoLAB ForestWISE®

Esta Ação de Capacitação e Disseminação focou-se na introdução de inovação e novas tecnologias na instalação de povoamentos florestais, tendo contado com a participação especial dos investigadores do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, Saulo Guerra e Guilherme Oguri, que partilharam o seu conhecimento e experiência sobre o tema.
Tendo como destinatários os colaboradores de entidades/empresas parceiras da Agenda transForm, gestores, técnicos encarregados das operações silvícolas e operadores de maquinaria florestal, esta iniciativa teve como principal objetivo identificar e avaliar novas tecnologias e diretrizes de mecanização nas principais operações de instalação de povoamentos florestais.

27 fev.’24

Promotor: California Prescribed Fire Monitoring Program

Paulo Fernandes, Professor Associado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Coordenador Científico do CoLAB ForestWISE®️, e Marc Castellnou, Chefe do Grupo de Apoio à Ação Florestal, do Corpo de Bombeiros da Generalitat de Catalunya e membro do Conselho Consultivo Científico e Empresarial do CoLAB ForestWISE®️, participaram na primeira sessão da série de seminários “Worldwide view of the roles, status, and future of prescribed fire”, organizados pelo California Prescribed Fire Monitoring Program.
Esta sessão inaugural contou com a participação de especialistas de incêndios que forneceram uma visão geral sobre o fogo controlado, tendo em conta as várias perspectivas, domínios e regiões e sobre as melhores práticas e indicadores de desempenho para avaliar os resultados.

21 a 23 fev.’24

Promotor: Núcleo de Estudo e Proteção do Ambiente, da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O CoLAB ForestWISE® marcou presença neste congresso que discutiu as soluções baseadas na natureza, conservação, gestão de resíduos e avaliação dos impactos climáticos. Susana Rodrigues participou neste congresso com uma comunicação oral sobre construção de paisagens mais resilientes às alterações climáticas na região de Coimbra, fruto de um trabalho desenvolvido no âmbito do projeto RESIST, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

20 a 22 fev.’24

Promotor: Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

O CoLAB ForestWISE® participou neste evento que pretendeu contribuir para a discussão sobre o desenvolvimento de regiões resilientes, através do seu envolvimento e da participação local. Nesta iniciativa realizada no âmbito do projeto GOCORE, financiado pelo Programa Interreg Europe no eixo da “governação regional”, participaram vários especialistas que partilharam conhecimento e ideias sobre o desenvolvimento, governança e envolvimento de stakeholders de várias regiões de Portugal, Dinamarca, Itália, Estónia e Hungria. O nosso CoLAB foi um dos stakeholders convidados pela CIM envolvidos na iniciativa, com a intervenção de Carlos Fonseca na sessão de peer review, e de Sandra Valente e Virgínia Rocha, que dinamizaram um workshop sobre a importância do envolvimento da comunidade.

30 jan.’24

Promotor: SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta

O CoLAB ForestWISE® participou neste workshop que decorreu no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, promovido pelo SerQ, em parceria com a Universidade de Coimbra. A iniciativa reuniu especialistas nacionais e internacionais para falar sobre a sua experiência e perspetivas de futuro para o setor.

25 e 26 jan.’24

Promotor: Ordem dos Engenheiros

O CoLAB ForestWISE® participou neste congresso, este ano dedicado ao tema “Engenharia para o Desenvolvimento”. Neste evento, discutiram-se temáticas como o futuro da mobilidade, políticas de energia, transição digital, entre outros importantes temas da atualidade. David Luna, Coordenador do Gabinete de Informática do nosso CoLAB, participou na sessão de e-posters da secção sobre Ambiente, com a apresentação de uma ideia sobre a utilização de IoT como sistema de incentivo para a reciclagem.

25 jan.’24

Promotor: Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR

A Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR esteve no CoLAB ForestWISE®, numa visita integrada no Roteiro de Proximidade que a comitiva desenvolveu aos projetos em execução na região do Douro. Na reunião, tivemos oportunidade de apresentar o CoLAB ForestWISE® e o desenvolvimento dos projetos financiados pelo PRR: Agenda Mobilizadora transForm, da qual o CoLAB é coordenador técnico-científico, Projeto Integrado RN21, do qual é líder de consórcio, Missão Interface, financiamento base do CoLAB e o Be@t e Bioshoes4All, dos quais somos parceiros.

15 jan.’24

Promotor: AGIF e OCDE

De forma a fortalecer o quadro de gestão de risco de incêndios em Portugal e no seguimento da transformação do Sistema empreendida em 2017, a AGIF colabora com a OCDE, no projeto “Adaptação Climática: Prevenção de Incêndios Rurais em Portugal”. Como tal, desenvolveu este evento de apresentação que contou com a abertura de Tiago Antunes, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Mário Nava, Diretor-General da Comissão Europeia (online), Fabrizia Lapecorella, Secretária-Geral Adjunta da OCDE (online), e Tiago Oliveira, Presidente da AGIF. O encerramento ficou a cargo de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial. O evento contou ainda com mesas-redondas e a participação de várias personalidades de entidades públicas, empresas e da academia, entre as quais o CoLAB ForestWISE®, que discutiram os temas da prevenção e controlo do risco de incêndios rurais.

2023

19 dez.’23

Promotor: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ministério da Administração Interna

Desenvolvido no âmbito do trabalho realizado sobre os principais incêndios rurais ocorridos em Portugal, em 2022, os resultados do Relatório Final do Grupo de Peritos dos Incêndios Rurais de 2022 foram apresentados pelos coordenadores, tendo a abertura ficado a cargo de Elvira Fortunado, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e o encerramento, de José Luís Carneiro, o Ministro da Administração Interna. Sandra Valente, Coordenadora da Linha de Pessoas e Políticas do CoLAB ForestWISE, foi convidada a integrar o painel sobre a investigação e inovação realizada em Portugal na área dos Incêndios Rurais.

18 dez.’23

Promotor: Direção Geral do Território, ICNF, CoLAB ForestWISE, Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e Air Centre

Enquanto membro da rede de embaixadores Copernicus Relays, o CoLAB ForestWISE coorganizou a conferência “Copernicus para a Floresta e Agricultura em Portugal”. João Torres, Investigador Sénior do nosso CoLAB, falou sobre as “Necessidades da Observação da Terra no setor florestal”.

14 dez.’23

Promotor: Programme for the Endorsement of Forest Certification Portugal (PEFC)

Jorge Cunha, Coordenador da Linha da Economia Circular e Cadeias de Valor, do CoLAB ForestWISE, esteve neste evento direcionado à construção sustentável, que juntou especialistas e intervenientes de diferentes áreas para conhecer e debater os benefícios da construção com madeira para as pessoas e planeta.

11 dez.’23

Promotor: Escola Superior Agrária de Coimbra e Itecons

Nesta iniciativa do projeto IndustForestFire, foram apresentados e discutidos os resultados e recomendações técnicas do projeto, que procuram apoiar decisões políticas sobre a mitigação de incêndios de interface urbano-florestal. Paulo Fernandes, da Coordenação Executiva do CoLAB ForestWISE, participou no primeiro painel, no qual falou sobre gestão do combustível neste tipo de interface.

5  a 7 dez.’23

Promotor: Consórcio RESIST

O CoLAB ForestWISE foi a Ålesund, na Noruega, para a 3ª Reunião do Consórcio RESIST, do qual é parceiro, e que contou com a participação de investigadores e partes interessadas, que discutiram o progresso e as perspetivas do projeto.

5 dez.’23

Promotores: Green UPorto, INOV4Agro, Cerena e Faculdades de Ciência e Engenharia da Universidade do Porto

O nosso CoLAB participou nesta que contou com a colaboração da Parceria Portuguesa para os Solos e a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Solos. Este evento pretendeu debater e analisar as políticas de conservação de solos em Portugal e os desafios colocados pela proposta de Diretiva de Monitorização e Resiliência de Solos. A Técnica de Projetos Susana Fonseca, participou na apresentação e discussão da “Proposta da Diretiva Europeia da Monotorização do Solo”, sublinhando a importância dos solos florestais para a caraterização dos Solos Saudáveis, nomeadamente quanto ao stock de carbono e preservação da biodiversidade dos solos. No final da sessão, a Sociedade Portuguesa das Ciências do Solo elegeu o Solo da Região Demarcada do Douro, como o Solo do Ano 2024.

30 nov.’23

Promotores: Alex Cunningham Lmtd e pelo Brazilian Pine Chemicals Institute

Marta Martins, Gestora de Projetos do CoLAB ForestWISE, foi convidada a participar neste encontro internacional, onde apresentou o Projeto Integrado RN21, um dos projetos liderados pelo CoLAB ForestWISE. A edição deste ano contou com a participação de vários especialistas do setor da resina e resinagem, nomeadamente empresas, consultoras e organizações que promovem o desenvolvimento do setor florestal.

23 nov.’23

Promotor: Município de Ribeira de Pena

Jorge Cunha, Cocoordenador da Linha 3 do CoLAB ForestWISE, falou sobre Bioeconomia e Economia Circular, neste fórum que constituiu uma oportunidade para identificar desafios e oportunidades para a floresta do concelho e debater questões relevantes da atividade económica ligada à fileira florestal.

23 nov.’23

Promotor: AGORA Aveiro

João Torres, Investigador Sénior do CoLAB ForestWISE, fez parte da mesa-redonda sobre futuro da Floresta Portuguesa. Este evento que debateu os problemas e desafios que a floresta em Portugal enfrenta, e que decorreu em Estarreja, contou também com a presença de Luís Sarabando, Diretor Técnico e Coordenador da Associação Florestal do Baixo Vouga e Presidente do PEFC Portugal e Elisabete Figueiredo, Professora na Universidade de Aveiro e Investigadora Principal no projeto ShareForest.

23 e 24 nov.’23

Promotores: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Direção-Geral do Território

Este encontro pretendeu promover o diálogo entre os diferentes atores da floresta portuguesa, abordando as ameaças e oportunidades do setor, de forma a construir uma estratégia participada e que responda às necessidades concretas para o futuro sustentável da floresta. Carlos Fonseca participou nesta iniciativa, falando sobre o conhecimento ao serviço da floresta e fogo e sobre os projetos que o CoLAB ForestWISE coordena e participa. O encerramento ficou a cargo de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

21 nov.’23

Promotor: INESC TEC

O CoLAB ForestWISE esteve na oitava edição do Fórum do Outono, este ano dedicado à inovação e ao papel das entidades de interface. A abertura do evento contou com Pedro Guedes de Oliveira, membro executivo do Conselho de Diretores do INESC TEC, José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC e membro do Conselho Consultivo Científico e Empresarial do CoLAB ForestWISE, Rui Calçada, Diretor da FEUP, António Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto e Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

21 nov.’23

Promotor: Fundação Mata do Bussaco, F.P.

Este evento consistiu num momento de partilha de conhecimento sobre a propagação de espécies autóctones, o combate às espécies invasoras e a valorização e renaturalização de espaços degradados. Rui Pinto, Coordenador da Linha da Gestão do Risco do CoLAB ForestWISE, participou neste evento, no qual falou sobre o REACT GesCoMB.

19 nov.’23

Promotores: Lousamel e Escola Nacional de Apicultura da Lousã

Carlos Fonseca marcou presença nesta palestra, que teve a participação de especialistas da academia, laboratórios de investigação e associações setoriais para falar sobre o ecossistema da Serra da Lousã, o seu potencial e limitações.

17 nov.’23

Promotores: UTAD e Instituto Superior de Agronomia

A participação do CoLAB ForestWISE no evento do ResAlliance teve duas vertentes, além da participação nos grupos de trabalho sobre soluções para uma paisagem resiliente da região Norte de Portugal, houve também espaço para apresentar o projeto FIRE-RES com a apresentação “As pessoas e as paisagens resilientes ao fogo extremo”.

16 nov.’23

Promotor: Agência Nacional de Inovação (ANI)

CoLAB ForestWISE participou no 4º Encontro de CoLABs, uma iniciativa anual da ANI que pretende apresentar o progresso das atividades dos Laboratórios Colaborativos, bem como promover a discussão e partilha de conhecimento e boas práticas entre entidades. Carlos Fonseca participou na sessão sobre “O papel da investigação e da tecnologia na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Melhores práticas e histórias de sucesso de

14 e 15 nov.’23

Promotores: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Agência Nacional de Inovação, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Comissão Europeia

Carlos Fonseca esteve no Tour de Capitales, um evento europeu que pretende reunir representantes de instituições de ensino superior, indústria, organizações intermediárias e decisores para discutir os desafios e oportunidades na valorização do conhecimento e explorar ações e iniciativas de colaboração para os enfrentar. Tendo decorrido no Museu do Oriente, este evento contou com a presença de diversas personalidades do âmbito da tecnologia, ciência e inovação de Portugal e da Europa.

7 a 9 nov.’23

Promotor: Consórcio FIRE-RES

A segunda reunião geral deste projeto europeu, aconteceu este ano, no Porto e Penafiel, na qual os parceiros discutiram a sua evolução e tiveram oportunidade de conhecer a realidade do Laboratório Vivo (LL) português. O CoLAB ForestWISE, em colaboração com o ISA, promoveu, no dia 8 de novembro, uma visita técnica juntamente com os membros da CWI, entre os quais a REN, a Quinta da Aveleda e a Associação de Produtores Florestais do Vale do Sousa. O dia ficou também marcado por uma mesa-redonda com a participação de representantes de entidades nacionais e locais relacionadas com os domínios da floresta e do fogo.

7 nov.’23

Promotor: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O CoLAB ForestWISE participou no terceiro Encontro da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA) 2023. David Luna, Responsável pelo Gabinete de Informática do nosso CoLAB, fez parte da mesa-redonda intitulada “A Jornada da Computação Avançada para além do meio académico”, que reuniu especialistas com o objetivo de discutir as oportunidades e desafios da Computação Avançada para as empresas e a administração pública.

 

3 nov.’23

Promotores: Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial e Consórcio do FirEUrisk

O CoLAB ForestWISE esteve na apresentação dos resultados deste projeto internacional, liderado pelo CEIF – ADAI, do nosso associado Universidade de Coimbra, centrado no desenvolvimento de produtos relacionados com a avaliação do risco de incêndio rural, a redução de impactos consequentes e a adaptação aos cenários previstos decorrentes das alterações climáticas.

2 e 3 nov.’23

Promotor: Ordem dos Engenheiros

O CoLAB ForestWISE esteve no Instituto Politécnico da Guarda, para a X Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia, dedicada à informação geoespacial para os objetivos do desenvolvimento sustentável. A nossa Investigadora Sénior, Isabel Pôças, representou o projeto das bases de dados geográficos e aplicações para a gestão florestal em curso, no âmbito da Agenda transForm.

31 out.’23

Promotor: The Navigator Company

Sob o tema da “Sustentabilidade da matéria-prima florestal”, a 16ª sessão do Fórum de Sustentabilidade juntou especialistas nacionais e internacionais para discutir os desafios do setor florestal e estimular o debate em torno da disrupção causada pela escassez e competitividade da matéria-prima florestal. O primeiro painel contou com os CEOs de algumas das empresas associadas do CoLAB ForestWISE: António Redondo, da The Navigator Company, António Rios de Amorim, da Corticeira Amorim José Soares de Pina, da Altri e Rui Correia, da Sonae Arauco.

27 out.’23

Promotor: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e a Agência Espacial Portuguesa (PTSpace)

Carlos Fonseca participou neste evento anual dedicado ao Programa-Quadro, o Horizonte Europa, que visa promover a partilha de orientações práticas e valiosas para os que procuram alcançar o sucesso nos vários pilares do Programa Horizonte Europa.

26 out.’30

Ana Sá, Cocoordenadora da Linha 2 do CoLAB ForestWISE, foi convidada para ser moderadora da mesa-redonda deste seminário, cujo objetivo foi mostrar que é possível tomar decisões estratégicas de gestão de risco, baseadas no melhor conhecimento científico, nacional e internacional.

25 a 27 out.’30

Promotores: Mediterranean Institute for Agriculture Environment and Development (MED), Universidade de Évora e Institute for Global Change and Sustainability (CHANGE)

O CoLAB ForestWISE marcou presença na IUFRO Forest Environment DIV 8 Conference, em Évora, na qual Joana Vieira, Sandra Valente, Susana Fonseca e Virgínia Rocha representaram o nosso CoLAB, apresentando os resultados dos projetos RN21, RESIST, REACT MORE e FoRES.

23 out.’30

O projeto REACT MORE organizou esta jornada itinerante, que decorreu na Quinta da Moreirola, propriedade da Florestgal. Nesta ação de sensibilização, promovida pela Floresgtal, CoLAB ForestWISE e APATA, os participantes puderam discutir exemplos de práticas florestais que podem contribuir para mitigar os efeitos da desertificação. Do leque de convidados fizeram parte a academia, associações florestais, representantes da administração local e regional e produtores florestais.

Mais informação

21 out.’23

Promotor: Resipinus

O CoLAB ForestWISE participou na segunda edição do Dia do Resineiro, no Centro Cultural de Chaves, que se focou no tema da resinagem sustentável e nos seus desafios e soluções. Rogério Rodrigues, participou na mesa-redonda do II Painel, na qual falou sobre o Projeto Integrado RN21 e a sua importância para o setor da resina em Portugal, através da valorização de toda a cadeia de valor, com iniciativas que apoiam a gestão florestal sustentável.

17 out.’23

Promotores: ESRI Portugal

Juliana Salvação, do nosso CoLAB, fez parte do painel de oradores convidados deste evento de referência na área dos Sistemas de Informação Geográfica em Portugal, com uma apresentação sobre a utilização de imagens aéreas, aplicada aos projetos desenvolvidos pelo CoLAB ForestWISE, para a gestão integrada da floresta. Além disso, o CoLAB ForestWISE assinou um protocolo com a ESRI, que pretende promover a transferência de conhecimento sobre tecnologia e inovação entre os atores do setor florestal e dos fogos, focado na criação de programas e atividades que promovam o empreendedorismo e inovação no setor primário e secundário.

12 out.’23

Promotores: Waldbrand Team, Universidade de Wageningen e Bombeiros da Catalunha

O CoLAB ForestWISE esteve em Walsrode, para participar na formação “Integrated Living With Fire Training”. Brigite Botequim foi oradora convidada na abertura da sessão dinâmica, focada na partilha de conhecimentos entre Living Labs, ao longo dos 22 meses do projeto FIRE-RES.

10 out.’30

Promotor: CoLAB ForestWISE

A apresentação pública deste Projeto Integrado teve nas instalações da United Resins, na Figueira da Foz, e contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio e dos parceiros de empresas, indústrias, academias e entidades dos territórios resineiros.

4 out.’30

O Dia do Animal foi celebrado com o Lançamento do documentário “Fauna Ibérica”, uma série realizada por Alberto Redondo, em parceria com a RTP e a TVE e que conta com a colaboração de cientistas portugueses e espanhóis. Carlos Fonseca, CTO do CoLAB ForestWISE fez parte do grupo de intervenientes especialistas que integrou a abertura e a mesa de debate do evento.

29 set.’23

O CoLAB ForestWISE comemorou cinco anos de existência e juntou várias personalidades comprometidas com a valorização da floresta. Numa cerimónia que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o CoLAB fez um balanço do trabalho realizado ao longo destes cinco anos de existência, focados na inovação, sustentabilidade, transferência de conhecimento, valorização da floresta, desenvolvimento sustentável do espaço rural e na redução dos grandes incêndios florestais. 

Mais informação

28 set.’23

A Esri Portugal lançou o desafio e o CoLAB ForestWISE respondeu. A nossa Gestora de Projetos Juliana Salvação, fez parte do grupo de especialistas convidados do webinar “The Power of Imagery in Your Hands”, no qual partilhou  algumas das potencialidades de utilização de imagens captadas por drones como ferramenta de apoio à tomada de decisão no setor florestal.

27 e 28 set.’23

O CoLAB ForestWISE participou no workshop “Floresta para o Futuro”, organizado pelo SerQ-Centro de Inovação e Competências da Floresta, que pretendeu abordar as principais temáticas da floresta, nomeadamente a gestão florestal, a indústria de base florestal e os desafios futuros, de olhos postos na tecnologia e inovação. Decorrido na Casa da Cultura da Sertã, este evento destinado às empresas, academia, centros de investigação, associações, entre outras entidades da fileira da floresta, teve uma mesa de debate sobre Indústria de base florestal que contou com a moderação de Carlos Fonseca, o CTO do nosso CoLAB.

22 e 23 set.’23

Estivemos na sede da CONFAGRI, para o 1º Encontro Nacional de Técnicos da FENAFLORESTA, que contou com a presença dos maiores especialistas do setor, para discutir a política florestal, através da apresentação de projetos inspiradores e políticas públicas para o ordenamento do território e florestas.
O encontro contou com a participação de João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas e de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação, que encerraram estas jornadas.

20 a 22 set.’23

Pedro Britto, Investigador Sénior do CoLAB ForestWISE, representou o nosso CoLAB neste simpósio internacional, em Florença, onde apresentou três projetos da Agenda transForm, no âmbito da digitalização e da Floresta 4.0 para a descarbonização do setor. O primeiro projeto, sobre os “Desafios e oportunidades da utilização de tecnologias digitais nas operações florestais em Portugal”, seguindo-se um “Roadmap para impulsionar a motorização elétrica do setor florestal português” e ainda uma “Nova abordagem metodológica para facilitar a medição de pilhas de madeira através de aplicações para smartphones”.

(Projeto/Investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU)

20 set.’23

Neste encontro, coorganizado pelo IAPMEI e a ANI, e que contou com a participação do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, foi apresentada a evolução da execução de cada uma das 53 Agendas. Carlos Fonseca, CTO do CoLAB ForestWISE, participou neste evento, em representação da Agenda transForm, apresentando os números desta Agenda Verde.

(Projeto/Investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU)

14 e 15 set.’23

A equipa do CoLAB ForestWISE com o apoio da Associação Florestal do Vale do Sousa, juntamente com o CEABN InBIO e Centro de Estudos Florestais, realizou em Penafiel a 2ª sessão de demonstração da aplicação FIRE-RES Geo-catch, uma forma de captar a floresta. Esta sessão contou com a presença de Rodrigo Lopes, Vereador da Câmara Municipal de Penafiel e de várias entidades, nomeadamente o Gabinete Técnico Florestal deste município, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Altri Florestal, 2bForest, CIM do Tâmega e Sousa e a Associação Parque das Serras do Porto, assim como vários proprietários florestais e técnicos de Associações de Produtores Florestais.

5 set.’23

O Investigador Sénior Pedro Britto participou no painel sobre a “Floresta do futuro”, no qual falou sobre novas tecnologias para florestas mais produtivas, resilientes e sustentáveis, algumas das quais em desenvolvimento nos projetos em que o CoLAB ForestWISE participa.

9 a 11 ago.’23

O CoLAB ForestWISE esteve na Expo Forest 2023, a maior feira florestal dinâmica do mundo. A 5ª edição desta Feira Florestal Brasileira, que se realizou em Guatapará (Brasil), foi uma oportunidade única para nos inteirarmos do melhor que se faz ao nível da tecnologia mundial dedicada à produção de madeira proveniente de florestas plantadas, impulsionando a gestão inteligente. O CoLAB ForestWISE marcou presença neste grande evento do outro lado do oceano e levou na bagagem muitos projetos e iniciativas que temos desenvolvido com o intuito de estimular a colaboração entre Portugal e o Brasil.

10 ago.’23

O CoLAB ForestWISE foi convidado a participar, em Ribeirão Preto, na 15ª Reunião de Filiados no Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF), do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), parceiro institucional e internacional do nosso CoLAB.

8 ago.’23

o CoLAB ForestWISE esteve no 5º Encontro Brasileiro de Silvicultura, em Ribeirão Preto, Brasil, um evento que antecedeu a Expo Forest 2023. Neste encontro, que pretendeu promover o intercâmbio técnico-científico entre profissionais e instituições que atuam na área florestal, foram discutidos vários temas relacionados com a silvicultura de florestas cultivadas do Brasil.

(Fotografia: Município de Figueira de Castelo Rodrigo)

3 ago.´23

O CoLAB ForestWISE participou nesta visita técnica, juntamente com os parceiros do projeto REACT MORE, Florestgal e APATA, e que contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, do Presidente da C. M. de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, das Diretoras Regionais do ICNF, do Norte e Centro, Sandra Sarmento e Fátima Reis e com o Ponto Focal Nacional para a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação Dr.ª Isabel Santos. 

7 jul.´23

A equipa do CoLAB ForestWISE e Instituto Superior de Agronomia, com o apoio da Escola Nacional de Bombeiros, estiveram na Lousã para a demonstração desta aplicação, que pretende captar e armazenar fotografias georreferenciadas da floresta e que serão armazenadas e analisadas por inteligência artificial, para criar um mapa de combustíveis a nível pan-europeu. A sessão contou com diferentes entidades, nomeadamente a C. M. Lousã, ICNF, AGIF, ANEPC, The Navigator Company e outros atores estratégicos locais e operacionais.

28 e 29 jun.´23

Os parceiros do RESIST, nomeadamente o CoLAB ForestWISE, vão reunir-se em Turku, na Finlândia, para a segunda reunião do consórcio do projeto. A reunião funcionará como uma plataforma para a colaboração e o intercâmbio de conhecimento.

21 jun.´23

O CoLAB ForestWISE participou neste evento que decorreu no Creative Science Park – PCI, em Aveiro e que pretendeu debater e identificar as principais necessidades de capacitação das organizações intermediárias em Portugal e apresentar os resultados das ações de capacitação para as infraestruturas tecnológicas promovidas pela ANI. Além dos Laboratórios Colaborativos, a iniciativa contou com a presença de Centros Tecnológicos e de Inovação, Gabinetes de Transferência de Tecnologia e outras Infraestruturas de Valorização de I&D.

 

20 jun.´23

O CoLAB ForestWISE esteve, a convite da #Forestis, no Seminário “Bioeconomia Florestal em tempos Desafiantes – Tecnologias, mercados e políticas”, na Fundação Cupertino de Miranda (Porto), para falar sobre a importância das tecnologias aplicadas ao setor florestal, integrando toda a cadeia de valor, algumas das quais desenvolvidas no projeto rePLANT.

7 jun.´23

Este seminário organizado pela Universidade do Minho e a APCMD tem como objetivo explorar as possibilidades e os desafios da construção com madeira, discutindo ainda os mais recentes avanços tecnológicos e as melhores práticas em termos de sustentabilidade. Alexandra Marques, Coordenadora da Linha da Economia Circular e Cadeias e Valor, participará neste seminário com uma apresentação sobre a floresta nacional e a disponibilidade de madeira para potenciar a construção sustentável.

05 e 6 jun.´23

Organizado pela CIM Região de Coimbra e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, este evento decorreu no Auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, no âmbito do projeto IndustForest Fire. Ana Sá, Co-coordenadora da Linha da Gestão do Risco, do CoLAB ForestWISE foi convidada para ser moderadora num dos painéis da conferência.

05 jun.´23

O segundo workshop de coordenadores de projetos e líderes de work packages da Agenda transForm aconteceu na sede do RAIZ, em Eixo (Aveiro). Dedicado à colaboração, comunicação e propriedade intelectual, este workshop pretendeu informar e capacitar os coordenadores de projeto para as ferramentas disponíveis para a valorização e exploração de resultados desta Agenda.

01 jun.´23

O rePLANt, um dos projetos com selo ForestWISE, exibiu na Central Tejo os três anos de trabalho colaborativo entre os 20 parceiros empresariais e académicos que fizeram parte deste consórcio inédito. O evento juntou mais de 120 pessoas, entre os Administradores da The Navigator Company, REN, E-REDES e Altri, tendo sido encerrado por Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia.

Ver sessão aqui.

30 mai.´23

O CoLAB ForestWISE participou na segunda edição deste encontro promovido pela ANI, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra e que pretendeu promover a transferência de tecnologia e de conhecimento entre empresas e as diferentes entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

Mais info aqui.

24 mai.´23

Realizada pelo quinto ano consecutivo, esta conferência pretendeu contribuir para o debate sobre as melhores práticas em matéria de gestão de combustível e da compatibilização desta com a biodiversidade. João Torres participou neste evento onde realizou um ponto situação do progresso do estudo sobre ocupações compatíveis.

23 a 25 mai.´23

O CoLAB ForestWISE esteve no Congresso Plantações Florestais, em Piracicaba (São Paulo, Brasil), no qual Carlos Fonseca apresentou o nosso CoLAB numa sessão plenária, a convite do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). O investigador Pedro Britto realizou uma comunicação oral sobre os “Desafios e oportunidades da utilização de novas tecnologias digitais nas operações de colheita florestal em Portugal”. Neste congresso foi assinado um convénio entre o IPEF e o CoLAB ForestWISE que enquadrará futuras parcerias e intercâmbios entre estas instituições.

16 a 19 mai.´23

O CoLAB ForestWISE participou nesta conferência que juntou os maiores especialistas mundiais na área dos incêndios rurais. Para além do espaço dedicado ao projeto mobilizador rePLANT, o nosso CoLAB contribuiu também para a transferência de conhecimento em diversas sessões. Comunicação de risco para a redução das ignições, tecnologias inovadoras e soluções socioeconómicas para territórios mais resilientes na Europa (projeto FIRE-RES), preparação e prevenção, envolvimento de stakeholders, estratégias para maximizar o impacto da pesquisa sobre incêndios rurais e medidas para a resiliência da floresta através de projetos como o RN21, foram algumas das temáticas abordadas por toda a equipa do CoLAB ForestWISE.

15 mai.´23

Uma das visitas técnicas da 8th International Wildland Fire Conference decorreu no Parque das Serras do Porto e teve como anfitriões a REN e o CoLAB ForestWISE. Nesta sessão, a empresa apresentou a sua estratégia para a gestão da vegetação e um sistema de monitorização da floresta, que simula e prevê o comportamento do fogo (um projeto que envolve a Universidade de Coimbra e a whereness) e o nosso CoLAB um estudo sobre Redes de Resiliência realizado neste mesmo Parque.

15 mai.´23

O rePLANT, primeiro projeto de iniciativa e operacionalização do CoLAB ForestWISE, realizou a sua segunda ação de demonstração, no Parque das Serras do Porto. Cerca de 150 pessoas, entre empresas do setor florestal, academia e proprietários florestais fizeram parte deste grande evento focado nas tecnologias inovadoras para a valorização da floresta e do fogo.

12 mai.´23

Enquanto parceiros do consórcio be@at, o CoLAB ForestWISE marcou presença no evento de lançamento, no Terminal de Cruzeiros, do Porto de Leixões, no qual teve a oportunidade de interagir com todos os embaixadores e profissionais do projeto.

12 mai.´23

João Torres, Investigador Sénior do CoLAB ForestWISE, integrou o grupo de formadores deste curso promovido pelo Instituto Superior de Agronomia. A sessão sobre produtos do programa Copernicus, com potencial utilidade em metodologias de cálculo de carbono e quantificação de Serviços de Ecossistema foi realizada pelo ForestWISE na qualidade de Copernicus Relays.

10 a 13 mai.´23

Joana Vieira, Investigadora Sénior do CoLAB ForestWISE, participou nesta conferência que teve lugar em Coimbra, com um poster sobre a influência da seca e das altas temperaturas no abrandamento no crescimento dos Pinus halepensis, na zona do Alto Atlas, em Marrocos.

4 mai.´23

As sessões de trabalho deste workshop permitiram contextualizar os desafios que as alterações climáticas nos colocam, as previsões futuras e os respetivos impactos estimados nos recursos hídricos e sistemas agroflorestais, erosão costeira e incêndios. O CoLAB ForestWISE participou neste workshop, no qual resultaram propostas de medidas para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Mais informação aqui

2 mai.´23

Ana Sá, Investigadora Sénior do ForestWISE, representou o nosso CoLAB nesta conferência que debateu a importância da floresta enquanto geradora de valor e o seu relevante papel na descarbonização da indústria, eficiência energética, inovação e tecnologias circulares.

28 abr.´23

Brigite Botequim, Investigadora Sénior do CoLAB ForestWISE, participou neste seminário de cariz técnico-científico, cujas temáticas estiveram diretamente relacionadas com o WP5 – FIRE-RES, nomeadamente nas Ações de Inovação que o nosso CoLAB lidera.

18 abr.´23

A apresentação pública do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental realizou-se no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, realizou a abertura da cerimónia de lançamento desta importante obra que dá a conhecer o estatuto atual de cada mamífero que ocorre no nosso país. Carlos Fonseca, coeditor do livro, participa na mesa redonda, como membro da Comissão Técnico-Científica e Coordenador das ações dirigidas a carnívoros e artiodáctilos.

Mais informações aqui.

17 a 19 abr.´23

O rePLANt, o primeiro projeto de iniciativa e operacionalização do CoLAB ForestWISE, foi apresentado em Frankfurt, por três parceiros do consórcio: a REN, a whereness e Universidade de Coimbra, que apresentaram os sistemas de apoio para a gestão e resiliência das infraestruturas de gás e eletricidade, face ao risco de incêndio florestal.

17 abr.´23

O CoLAB ForestWISE esteve representado pela Gestora de Projetos Marta Martins, neste evento organizado pela CCDR-NORTE, no Instituto Politécnico de Bragança, que contou com a participação de António Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

29 mar.´23

Organizada pela ANI, o TECH4INNOV é uma iniciativa que pretende mostrar novas tecnologias e discutir novas perspectivas e soluções, com painéis de debate constituídos por convidados nacionais e internacionais. Pretende ainda dar a conhecer casos de sucesso de várias entidades Sistema Nacional de Inovação, tais como os Laboratórios Colaborativos. O CoLAB ForestWISE participou neste evento com uma demonstração do sistema de vigilância e do simulador de propagação de fogos do rePLANT, desenvolvido pela REN, Universidade de Coimbra e whereness.

Ver vídeo

28 mar.´23

Rogério Rodrigues, do CoLAB ForestWISE, participou na Semana da Agricultura, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na qual apresentou a nossa atividade, com destaque para os grandes projetos florestais colaborativos que têm o “selo” ForestWISE: o rePLANT, o RN21 e o transForm. Integrou também a mesa redonda, onde se debateu o tema “O Agroflorestal como um sistema central no ordenamento do território. 

28 mar.´23

Rui Pinto esteve no evento de lançamento do Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores, declarado pela ONU para o ano de 2026. Diversas organizações e entidades públicas, privadas, nacionais e internacionais associadas ao projeto LIFE Maronesa, Associação Terra Maronesa, Rebanhos + e o projeto PASTOpraxis, estiveram na Serra do Alvão, para participar nesta iniciativa e preparar o caminho para o ano de 2026 na dinamização da atividade pastoril no território português e na sua participação em questões tão sensíveis como a gestão dos incêndios rurais.

23 mar.´23

O rePLANT, primeiro grande projeto de iniciativa e operacionalização do CoLAB ForestWISE teve, na Mata do Braçal, Lousã, a sua primeira ação de demonstração, resultante de quase três anos de trabalhos colaborativos entre os 20 parceiros do consórcio. 

Mais informações

 

 

 

Legenda da imagem: Cartografia de delimitação da AIGP produzida pela DGT

22 mar.´23

O CoLAB ForestWISE participou neste debate promovido pela Quercus e pelo Município de Penacova, que pretende discutir a necessidade da mudança dos critérios das Faixas de Gestão de Combustível. Carlos Fonseca fez parte da mesa redonda que, em conjunto com outros convidados, debateu estas questões na perspectiva da academia, das entidades públicas e da sociedade civil.

 

21 mar.´23

A APATA promoveu, em Bragança, o workshop participativo “AIGP em Parque Natural – Visões e Oportunidades”. Esta iniciativa inseriu-se na celebração do Dia Internacional das Florestas, no âmbito do projeto FoRES, e contou com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do Presidente da APATA, Armando Pacheco, do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, do Presidente da CONFAGRI, Idalino Leão e do Coordenador do projeto FoRES, David Carvalho, da Universidade de Aveiro e do CESAM. O CoLAB ForestWISE, com Sandra Valente, Virgínia Rocha e Carlos Fonseca, marcaram presença neste workshop, enquanto parceiro do FoRES.

17 mar.´23

O Primeiro-Ministro António Costa e uma comitiva governamental foi recebido pela Altri, na fábrica do Caima em Constância, para conhecer os desenvolvimentos da Agenda transForm. Esta visita inseriu-se na iniciativa Roteiro PRR que  percorre todo o país, nos primeiros meses deste ano, e que pretende verificar no terreno a concretização dos projetos a decorrer com fundos do PRR, no âmbito das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial. O CoLAB ForestWISE fez parte desta visita, enquanto coordenador técnico-científico deste consórcio.

17 mar.´23

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro organizou a convenção “Ensino Agrário em Portugal. Que futuro?”, uma iniciativa que teve o Alto Patrocínio do Presidente da República e que contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do Secretário de Estado para o Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira. Para este encontro, estudantes, docentes, investigadores, associações e empresas do setor agrário foram desafiados a procurar soluções para uma maior atratividade dos cursos de base agrária e florestal. Carlos Fonseca integrou o grupo temático debateu as necessidades do setor empresarial agrícola e florestal.

8 mar.´23

O projeto IGnacia, coordenado pela AGIF e pela CIG, assinala o Dia Internacional da Mulher com a 1ª edição do À conversa com a IGnacia – Mulheres do Fogo, um encontro com várias mulheres ligadas às áreas profissionais do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais que vão partilhar as suas histórias sobre como é ser mulher neste setor. Sandra Valente faz parte do grupo de convidadas da AGIF que irá partilhar a sua história.

28 fev.´23

Organizadas pela Dueceira, com o apoio do Município de Vila Nova de Poiares, estas jornadas técnicas foram enquadradas no encerramento do projeto LIFE Lignobio. O evento pretendeu apresentar os principais resultados deste projeto e refletir sobre a sua aplicabilidade nos territórios rurais. O CoLAB ForestWISE foi convidado a integrar o Painel II, no qual Carlos Fonseca apresentou os projetos que o CoLAB tem vindo a desenvolver para uma floresta mais resiliente.

22 fev.´23

O Conselho de Orientação e Fiscalização do projeto integrado RN21, órgão máximo da estrutura do consórcio, reuniu na UTAD, para abordar diversos assuntos no âmbito da gestão do projeto integrado. O CoLAB ForestWISE foi o anfitrião deste encontro enriquecedor e colaborativo no qual participaram os parceiros deste projeto.

(Fonte: Youtube República Portuguesa)

16 fev.´23

Assista ao evento aqui

Decorrido na Fundação Calouste Gulbenkian, a sessão de abertura deste evento contou com o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, tendo sido encerrado pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro. Neste evento, a Boston Consulting Group apresentou o estudo “Perspetivas para a valorização da Floresta Portuguesa. A sessão contou ainda com a intervenção de Tiago Oliveira, da AGIF, e com uma mesa-redonda formada por Carlos Moreira da Silva, Fernando Oliveira Batista, João Ferreira do Amaral e Helena Freitas, moderada pela jornalista Ana Fernandes. O CoLAB ForestWISE esteve presente nesta sessão, assim como vários stakeholders da floresta portuguesa.

9 fev.´23

O CTO do CoLAB ForestWISE foi orador convidado na 5ª edição do Alto Minho Firecamp, um evento bienal transfronteiriço promovido pela CIM Alto Minho que se dedica aos fogos florestais, no contexto da problemática dos riscos e das alterações climáticas. A participação foi no painel I, sobre “O Papel da Administração Pública na Prevenção e Extinção de Incêndios Florestais”, na qual Carlos Fonseca apresentou o CoLAB e algumas das atividades que desenvolvemos no âmbito da Gestão do Risco. 

1  fev.´23

Os parceiros do transForm reuniram-se neste workshop que pretendeu consolidar e identificar oportunidades de colaboração entre os projetos da Agenda. Para tal, o CoLAB ForestWISE e a Altri Florestal criaram dinâmicas de grupo nas quais os participantes identificaram sinergias, ambições e desafios, contribuindo assim para a sua melhor execução.

1  fev.´23

O CoLAB ForestWISE foi convidado pela REN a participar numa ação de reflorestação com 600 carvalhos, no Parque das Serras do Porto. Esta ação envolveu municípios, empresas como a The Navigator Company, e entidades como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a AGIF. O evento contou ainda com cerca de 150 crianças e professores das escolas dos concelhos que envolvem o Parque, que ajudaram a plantar espécies autóctones.

18  jan.´23

Mais informações

O projeto europeu RESIST foi lançado em Coimbra, na presença de todos os parceiros, nomeadamente do CoLAB ForestWISE. Coordenado pelo SINTEF, em colaboração com o INOVA+, o projeto conta também com a participação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, da CIM Região de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, entre outros parceiros.

2022

14  dez.´22

Mais informações

O evento de lançamento realizou-se na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, e contou com a presença dos autores, editores, equipa executiva do ForestWISE e de vários convidados relevantes nos setores da floresta e do fogo em Portugal.

6  dez.´22

A CIM Tâmega e Sousa recebeu este workshop do FIRE-RES, organizado pelo ForestWISE, em colaboração com o INESC TEC. Inserido no work package das tecnologias avançadas, equipamento e sistemas de apoio à decisão, a sessão contou com participantes das equipas de sapadores florestais e comandos de bombeiros locais, bem como do ICNF e da ANEPC, que dinamizaram as atividades para a co-criação do “Bombeiro do Futuro”, que pressupõe a melhoria da monitorização das condições fisiológicas das equipas e do ambiente e a monitorização do veículo para um combate mais eficaz, seguro e otimizado no apoio à decisão no terreno.

6 e 7  dez.´22 

Mais informações

Promovido pela ANI, a terceira edição deste encontro anual, contou com a participação dos Laboratórios Colaborativos de todo o país que apresentaram o progresso e resultados das suas atividades, assim como a sua integração nos ecossistemas regionais. O ForestWISE marcou presença, tendo realizado a sua apresentação no segundo dia deste encontro, no painel dedicado ao tema da utilização de recursos naturais de forma sustentável.

28 nov. a 30 dez.22 

Na primeira Assembleia Geral do FIRE-RES, na Wageningen University & Research (Países Baixos), Brigite Botequim apresentou os progressos das tarefas que integram ações de inovação no “Living Lab” português, destacando a criação da CWI e o seu forte envolvimento nas atividades a implementar no segundo ano do FIRE-RES.

24 nov.´22 

Mais informações

O CESAM, da Universidade de Aveiro, e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro organizaram durante o mês de novembro, o ciclo de cafés de ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde”, com o objetivo de abordar temas como a saúde para pessoas, animais e para o ambiente. Carlos Fonseca foi um dos convidados desta noite para abordar a sustentabilidade dos ecossistemas terrestres, nomeadamente os florestais, em co-autoria com Henrique A. Pereira.

24 nov.´22 

Promovido pela E-REDES e co-organizado pelo ForestWISE, o High Tec rePLANt Breakfast, que aconteceu em Lisboa no Leap Amoreiras, destinou-se a apresentar a entidades públicas, Governo e entidades do SGIFR as inovações tecnológicas deste projeto mobilizador para a valorização e defesa da floresta portuguesa.

19 a 23 nov.´22 

Mais informações

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Floresta Autóctone e com o objetivo de apresentar e discutir as ações realizadas no âmbito da preservação da Natureza e da Biodiversidade, decorreu, no Espaço Inovação da Mealhada, o Sement Event 2022. Organizado pela Fundação Mata do Bussaco, este seminário centrou-se nos temas da conservação da floresta nacional, nomeadamente a “propagação de espécies autóctones, a valorização e a renaturalização de espaços degradados e controlo de espécies exóticas invasoras”.
O nosso CoLAB esteve presente com uma apresentação da autoria de Carlos Fonseca e Henrique A. Pereira. O CTO e o Investigador Sénior da Linha da Gestão do Risco do #ForestWISE, respetivamente, realizaram uma apresentação sobre a “Floresta: sustentabilidade e ameaças”.

11 a 18 nov.´22 

Esta conferência internacional abordou os principais tópicos sobre a gestão dos incêndios florestais e os últimos desenvolvimentos sobre a ciência e tecnologia nesta área. O ForestWISE marcou presença neste evento organizado pelo CEIF – ADAI, da Universidade de Coimbra, com Rui Pinto, Co-Coordenador da Linha da Gestão de Risco do ForestWISE, que esteve na sessão de abertura, e Brigite Botequim, Investigadora Sénior da mesma linha, que será Co-Chairperson numa sessão sobre redução do risco e que representará também o nosso CoLAB, no âmbito do FIRE-RES, um projeto europeu do qual somos parceiros e co-líderes do Living Lab português.

14 nov.´22 

Ver programa

O INIAV organizou a primeira edição do Encontro CoLABs/INIAV, no Polo de Investigação da Fonte Boa, no Vale de Santarém. Este encontro pretendeu promover a partilha de conhecimento, sinergias e o networking entre os vários CoLABs e esta instituição, sob o mote da investigação e cooperação entre ambas e o fomento de sinergias, oportunidades e desafios presentes e futuros. O ForestWISE esteve presente neste encontro como um dos CoLABs que conta com o envolvimento do INIAV.

4 nov.´22 

Decorreu no Ecomuseu da Lousã, o primeiro workshop do FIRE-RES, um consórcio coordenado pelo CTFC e do qual o ForestWISE é parceiro e líder da área de demonstração do Living Lab português, situada na Serra da Lousã. No âmbito deste projeto europeu, o ForestWISE e o ISA organizaram este workshop que contou com a presença de várias entidades públicas e privadas ligadas ao setor florestal, que trabalharam em conjunto desafios e soluções para o seu território de intervenção.

22 out.´22 

Ver vídeo

Aconteceu em Arganil, o Dia do Resineiro, um evento promovido pela Resipinus. Sob o mote “A resinagem na sustentabilidade e futuro da floresta”, este evento contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e com o contributo de várias entidades do setor da resina e do território do Pinhal Interior, nesta que foi uma oportunidade para debater as principais oportunidades do setor. O ForestWISE esteve presente neste encontro, no qual salientou o papel do projeto integrado RN21 na valorização do setor e da floresta nacional.

10 e 14 out.´22 

O 9.º Congresso Florestal Nacional pretendeu debater o estado atual da floresta portuguesa, os seus desafios e os modelos que se ambicionam para o futuro. Organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, e sob o mote “Sustentabilidade da floresta portuguesa: valorizar para superar desafios”, a 9.ª edição deste congresso contou com o patrocínio do ForestWISE. O nosso CoLAB fez também parte da Comissão Organizadora e da Comissão Científica deste evento nacional realizado no Funchal e que deu um forte destaque à ciência, investigação, inovação e transferência de conhecimento na área da floresta.

11 e 12 out.´22 

Esta cimeira, cujo tema deste ano incidiu sobre a inovação como motor do setor, focou-se nas tecnologias como solução para o agronegócio. O ForestWISE esteve representado através da presença do Associado INIAV que expôs um poster sobre o nosso CoLAB.

15 e 16 set.´22 | 09h 

Ver programa

O ForestWISE promoveu, em colaboração a fundação espanhola CESEFOR e com o More CoLAB, o INBEC for the future, um workshop destinado a melhorar a competitividade das PMEs da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, no domínio da bioeconomia agroflorestal e da economia circular.

27 jun. e 1 jul.´22 

Ver poster

O ForestWISE e o ISA apresentaram um poster sobre a “Estimativa da altura do complexo de combustível em comunidades de matos sem coberto arbóreo, a partir de dados LiDAR de baixa densidade”. O estudo demonstrou a utilidade das métricas LiDAR do voo do Plan Nacional de Ortofotografía Aérea (PNOA) na elaboração de cartografia de combustível e precisão na informação a integrar nos simuladores de comportamento do fogo.

23 jun.´22 

Ver vídeo

A sexta conferência científica das comemorações dos 25 anos da FCT, que decorreu na UTAD, foi dedicada aos “Programas e Projetos de I&D”. Carlos Fonseca, foi convidado a integrar a mesa de discussão sobre “O papel dos projetos de I&D na ciência e no desenvolvimento”.

17 jun.´22 

Ver vídeo

Sandra Valente e Carlos Fonseca estiveram presentes
neste evento que pretendeu debater o tema do combate à desertificação e a mitigação dos efeitos da seca. Neste dia, foi assinado o contrato do projeto FoRES, liderado pela Universidade de Aveiro e tendo como parceiros o NIBIO (Noruega) e o ForestWISE.

14 e 15 jun.´22 

Paulo Fernandes, Investigador Sénior do ForestWISE, interveio como keynote sobre bases ecológicas para paisagens resilientes ao fogo. Brigite Botequim, também Investigadora Sénior do nosso CoLAB, realizou uma apresentação sobre mecanismos participativos para a sensibilização e comunicação do risco.

2 jun.´22 

Ver vídeo

Nesta conferência sobre sustentabilidade na indústria, Joana Vieira, Investigadora Sénior do ForestWISE, foi uma das oradoras convidadas, numa intervenção plenária sobre o potencial dos produtos florestais para a sustentabilidade.

31 mai.´22 

Ver vídeo

Esta conferência teve como objetivo debater as melhores práticas em matéria de gestão de combustível e contribuir para a correta coexistência das linhas elétricas com a floresta. João Torres, Investigador Sénior do ForestWISE, realizou uma apresentação sobre o tem “Ocupações Compatíveis”, no âmbito de uma colaboração entre o nosso CoLAB e a E-REDES.

20 mai.´22 

Encontro que pretendeu realçar a relevância da criação e adaptação de mecanismos que contribuam para a competitividade e sustentabilidade do meio florestal. João Torres e Carlos Fonseca estiveram presentes neste evento, tendo este último participado na mesa redonda sobre “O potencial dos Serviços dos Ecossistemas para criar valor nos territórios”.

17 mai.´22 

O evento teve como objetivo a apresentação deste estudo, que contou com a colaboração do ForestWISE como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na área da floresta e do fogo. O documento aborda a questão da procura de tecnologia e soluções inovadoras para fazer frente à problemática dos incêndios, soluções essas que levantam questões importantes como a proteção através de patentes.

6 mai.´22 

Neste encontro dedicado aos Sapadores Florestais e a todas as forças de Proteção Civil, foi debatido o tema “O Passado, Presente e o Futuro dos Sapadores Florestais”. Sandra Valente, Investigadora Sénior do ForestWISE, e Rui Pinto, Gestor de Projetos deste CoLAB, estiveram presentes neste evento em Vila Nova de Paiva.

 

5 e 6 mai.´22 

Ver programa

Nesta reunião anual, na qual foi debatida “A pastorícia como atividade de valorização dos territórios”, Carlos Fonseca apresentou, como convidado, uma conferência de abertura sobre o projeto de Revitalização do setor florestal no Pinhal Interior e o papel do pastoreio extensivo e da transumância.

4 mai.´22 

Esta conferência pretendeu discutir o futuro da floresta Portuguesa, a sua relevância territorial e as estratégias a implementar para promover o futuro mais sustentável das várias fileiras florestais e do seu contributo para os domínios económico, social, ambiental e climático. Este evento, que juntou os agentes mais relevantes do setor florestal nacional, contou com a participação de Carlos Fonseca como convidado para o primeiro painel sobre: “2030 – Uma floresta e um território com futuro”.

29 abr.´22 

Nestas sessões de trabalho, que contaram com a  presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento
Regional, a Prof. Isabel Ferreira, e da Presidente da CCDR-C, Dra. Isabel Damasceno, representantes de
várias instituições da Região Centro contribuíram para a construção participada do PROT-Centro. O ForestWISE esteve presente nestas sessões, debruçando-se sobre a análise dos temas da Floresta, Ambiente, Território e Recursos Naturais e na estratégia desta região para responder aos desafios dos próximos 10 anos.

6 a 9 abr.´22 

Ver programa

Este evento contou com cerca de 40 oradores
nacionais e internacionais que partilharam
conhecimento sobre o Turismo de Natureza, o Turismo de Saúde e Bem-Estar e a consequente valorização económica e o desenvolvimento sustentável do património natural. Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE, foi um dos oradores convidados,
abordando um tema desenvolvido no CoLAB sobre a
estratégia para a floresta no Pinhal Interior.

5 a 6 abr.´22 

Este evento reuniu sete projetos europeus financiados pelo Green Deal, Horizonte 2020 e Ação Cost na temática da gestão de incêndios florestais. Um dos projetos é o FIRE-RES, do qual o ForestWISE é parceiro. Brigite Botequim, Investigadora Sénior do nosso CoLAB, participou num grupo de trabalho no qual se apresentaram estudos de caso dos países envolvidos para posteriormente se preparar um plano de colaboração e sinergias entre os vários projetos.

25 a 26 mar.´22 

Ver programa | Ver vídeo

O ForestWISE foi uma das entidades convidadas a estar presente neste encontro, marcado por uma
visita à Serra do Alvão para dar a conhecer os projetos que promovem as raças bovinas e caprinas autóctones da região. O evento contou ainda com um seminário em Braga, onde se debateu a importância da pastorícia para o desenvolvimento e sustentabilidade dos territórios.

24 mar.´22

O seminário abordou o Programa Nacional de Sapadores e o que pode resultar na melhoria do desempenho das Equipas de Sapadores Florestais. Sandra Valente, Coordenadora da Linha de Trabalho 4, e Virgínia Rocha, Gestora de Projetos da mesma linha, marcaram presença neste evento, como responsáveis pela avaliação do Programa de Sapadores Florestais, em colaboração com o ICNF.

21 mar.´22

Para comemorar este dia, o Município de Arganil organizou um evento pedagógico na Serra do Açor
com o intuito de cuidar das árvores plantadas naquela serra. O ForestWISE foi uma das entidades convidadas a estar presente.

16 mar.´22

Ver vídeo

Nesta sessão, Jorge Cunha, Gestor de Projetos do ForestWISE, apresentou o mobilizador rePLANt, nomeadamente a sua missão e atividades desenvolvidas para a gestão integrada da floresta e do fogo.

25 fev.´22

Ver vídeo

Carlos Fonseca esteve presente no evento de apresentação do quinto volume da revista Lucanus –
Ambiente e Sociedade. Como fundador e editor da revista, falou aos convidados do quão desafiante e gratificante é contribuir para esta publicação que conta com artigos cada vez mais diversificados de autores nacionais e internacionais.

23 fev.´22

A ANI realizou um conjunto de seis sessões por todo o país, nas quais teve a oportunidade de esclarecer questões sobre o reconhecimento dos Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) e o financiamento dos Laboratórios Colaborativos (CoLAB). Carlos Fonseca e Alexandra Marques participaram numa destas sessões em representação do ForestWISE.

18 a 20 jan.´22

O ForestWISE esteve presente, remotamente, neste evento inicial que decorreu em Solsona e que contou
com todos os parceiros do consórcio. Nestes três dias, foram apresentadas as várias atividades deste projeto
europeu, contando com intervenções de especialistas externos e uma visita a áreas queimadas na Catalunha.

2021

9 e 10 nov.´21 | 09,30h 

Ver programa

Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE, representou o CoLab neste encontro anual, numa participação enquadrada na «Sessão Paralela: Agroalimentar, Energia e Sustentabilidade; Biodiversidade e Floresta, Serviços Sociais e Turismo».

3 nov.´21 | 10h

Ver programa

Carlos Fonseca participou neste primeiro encontro em Zamora, no qual falou dentro do tema “Matérias-primas sustentáveis baseadas nos recursos naturais da fronteira”.

15 jul.’21 | 14,30h

Ver programa | Assista ao evento final aqui

Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE, participou no Diálogo II deste debate sobre Economia & Sustentabilidade: uma visão exterior.

14 e 15 jul.’21 | 10h

Ver programaAssista ao evento aqui

Esta iniciativa da ANI reuniu as melhores ideias de negócio provenientes do conhecimento científico e/ou tecnológico de estudantes e investigadores. O CTO do ForestWISE fez parte do leque de jurados na área temática: Turismo, Indústrias Culturais e Criativas e Recursos para a Valorização do Interior.

1 jun.’21 | 10h

Ver programaAssista ao evento aqui

Alexandra Marques, Coordenadora da Linha 3 (Economia Circular e Cadeias de Valor) e membro da Comissão Executiva do ForestWISE, participou no painel de discussão deste evento.

14 mai.’21 | 11h

Assista ao evento aqui

Neste evento, o ForestWISE apresentou o projeto áGiL.TerForus, nomeadamente os resultados preliminares do voo LiDAR em sete territórios-piloto e a primeira fase da Plataforma Interoperável do SGIFR (Sistema de Gestão Integradas de Fogos Rurais). 

13 mai.’21 | 11h

Assista ao evento aqui

Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE, foi convidado a participar no painel de Q&A de especialistas convidados nesta conferência onde se debateram as melhores práticas de gestão de combustível.

19 abr.’21 | 10h

Assista ao evento aqui

Carlos Fonseca participou nesta conferência, abordando a importância da Inovação para a revitalização do setor florestal do Pinhal Interior.

2020

7 jul’20

Ver programa | Assista ao evento aqui

O ForestWISE pretende contribuir para o grande desafio causado pela COVID-19 nas áreas da floresta e do fogo. Para tal, organizou esta iniciativa que contou com um painel de experts que refletiram sobre questões como os impactos da pandemia e o que vai mudar nos setores da floresta e do fogo.

10 fev.’20

Ver programa | Veja os vídeos aqui

Este encontro contou com a participação de um conceituado grupo de especialistas e pretendeu abrir caminho a mais e melhores contributos da ciência portuguesa na resposta ao grande desafio do país à gestão integrada dos fogos rurais. 

2019

17 jan.’19

Este Workshop contou com a participação de 30 Stakeholders que refletiram sobre os projetos prioritários na área dos fogos rurais e da governança da floresta e do fogo.

2018

4 dez.’18

Este Workshop reuniu vários stakeholders com o objetivo de refletirem sobre tópicos de investigação e projetos prioritários para a floresta portuguesa.

16 mar.’18

Este encontro realizado no centro do país, determinou o nascimento do CoLAB ForestWISE com a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e este Laboratório Colaborativo. 

6 mar.’18

O INESC TEC recebeu o perito canadiano Kelvin Hirsch para este workshop que se focou nas preocupações estratégicas da gestão e governança dos incêndios rurais, tendo em conta a situação e a abordagem adotada pelo Canadá.