AGENDA

PRÓXIMOS EVENTOS

EVENTOS PASSADOS

2022

24 nov.´22 

Mais informações

O CESAM, da Universidade de Aveiro, e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro organizaram durante o mês de novembro, o ciclo de cafés de ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde”, com o objetivo de abordar temas como a saúde para pessoas, animais e para o ambiente. Carlos Fonseca foi um dos convidados desta noite para abordar a sustentabilidade dos ecossistemas terrestres, nomeadamente os florestais, em co-autoria com Henrique A. Pereira.

24 nov.´22 

Promovido pela E-REDES e co-organizado pelo ForestWISE, o High Tec rePLANt Breakfast, que aconteceu em Lisboa no Leap Amoreiras, destinou-se a apresentar a entidades públicas, Governo e entidades do SGIFR as inovações tecnológicas deste projeto mobilizador para a valorização e defesa da floresta portuguesa.

19 a 23 nov.´22 

Mais informações

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Floresta Autóctone e com o objetivo de apresentar e discutir as ações realizadas no âmbito da preservação da Natureza e da Biodiversidade, decorreu, no Espaço Inovação da Mealhada, o Sement Event 2022. Organizado pela Fundação Mata do Bussaco, este seminário centrou-se nos temas da conservação da floresta nacional, nomeadamente a “propagação de espécies autóctones, a valorização e a renaturalização de espaços degradados e controlo de espécies exóticas invasoras”.
O nosso CoLAB esteve presente com uma apresentação da autoria de Carlos Fonseca e Henrique A. Pereira. O CTO e o Investigador Sénior da Linha da Gestão do Risco do #ForestWISE, respetivamente, realizaram uma apresentação sobre a “Floresta: sustentabilidade e ameaças”.

11 a 18 nov.´22 

Mais informações

Esta conferência internacional abordou os principais tópicos sobre a gestão dos incêndios florestais e os últimos desenvolvimentos sobre a ciência e tecnologia nesta área. O ForestWISE marcou presença neste evento organizado pelo CEIF – ADAI, da Universidade de Coimbra, com Rui Pinto, Co-Coordenador da Linha da Gestão de Risco do ForestWISE, que esteve na sessão de abertura, e Brigite Botequim, Investigadora Sénior da mesma linha, que será Co-Chairperson numa sessão sobre redução do risco e que representará também o nosso CoLAB, no âmbito do FIRE-RES, um projeto europeu do qual somos parceiros e co-líderes do Living Lab português.

14 nov.´22 

Ver programa

O INIAV organizou a primeira edição do Encontro CoLABs/INIAV, no Polo de Investigação da Fonte Boa, no Vale de Santarém. Este encontro pretendeu promover a partilha de conhecimento, sinergias e o networking entre os vários CoLABs e esta instituição, sob o mote da investigação e cooperação entre ambas e o fomento de sinergias, oportunidades e desafios presentes e futuros. O ForestWISE esteve presente neste encontro como um dos CoLABs que conta com o envolvimento do INIAV.

4 nov.´22 

Decorreu no Ecomuseu da Lousã, o primeiro workshop do FIRE-RES, um consórcio coordenado pelo CTFC e do qual o ForestWISE é parceiro e líder da área de demonstração do Living Lab português, situada na Serra da Lousã. No âmbito deste projeto europeu, o ForestWISE e o ISA organizaram este workshop que contou com a presença de várias entidades públicas e privadas ligadas ao setor florestal, que trabalharam em conjunto desafios e soluções para o seu território de intervenção.

22 out.´22 

Ver vídeo

Aconteceu em Arganil, o Dia do Resineiro, um evento promovido pela Resipinus. Sob o mote “A resinagem na sustentabilidade e futuro da floresta”, este evento contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e com o contributo de várias entidades do setor da resina e do território do Pinhal Interior, nesta que foi uma oportunidade para debater as principais oportunidades do setor. O ForestWISE esteve presente neste encontro, no qual salientou o papel do projeto integrado RN21 na valorização do setor e da floresta nacional.

10 e 14 out.´22 

O 9.º Congresso Florestal Nacional pretendeu debater o estado atual da floresta portuguesa, os seus desafios e os modelos que se ambicionam para o futuro. Organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, e sob o mote “Sustentabilidade da floresta portuguesa: valorizar para superar desafios”, a 9.ª edição deste congresso contou com o patrocínio do ForestWISE. O nosso CoLAB fez também parte da Comissão Organizadora e da Comissão Científica deste evento nacional realizado no Funchal e que deu um forte destaque à ciência, investigação, inovação e transferência de conhecimento na área da floresta.

11 e 12 out.´22 

Esta cimeira, cujo tema deste ano incidiu sobre a inovação como motor do setor, focou-se nas tecnologias como solução para o agronegócio. O ForestWISE esteve representado através da presença do Associado INIAV que expôs um poster sobre o nosso CoLAB.

15 e 16 set.´22 | 09h 

Ver programa

O ForestWISE promoveu, em colaboração a fundação espanhola CESEFOR e com o More CoLAB, o INBEC for the future, um workshop destinado a melhorar a competitividade das PMEs da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, no domínio da bioeconomia agroflorestal e da economia circular.

27 jun. e 1 jul.´22 

Ver poster

O ForestWISE e o ISA apresentaram um poster sobre a “Estimativa da altura do complexo de combustível em comunidades de matos sem coberto arbóreo, a partir de dados LiDAR de baixa densidade”. O estudo demonstrou a utilidade das métricas LiDAR do voo do Plan Nacional de Ortofotografía Aérea (PNOA) na elaboração de cartografia de combustível e precisão na informação a integrar nos simuladores de comportamento do fogo.

23 jun.´22 

Ver vídeo

A sexta conferência científica das comemorações dos 25 anos da FCT, que decorreu na UTAD, foi dedicada aos “Programas e Projetos de I&D”. Carlos Fonseca, foi convidado a integrar a mesa de discussão sobre “O papel dos projetos de I&D na ciência e no desenvolvimento”.

17 jun.´22 

Ver vídeo

Sandra Valente e Carlos Fonseca estiveram presentes
neste evento que pretendeu debater o tema do combate à desertificação e a mitigação dos efeitos da seca. Neste dia, foi assinado o contrato do projeto FoRES, liderado pela Universidade de Aveiro e tendo como parceiros o NIBIO (Noruega) e o ForestWISE.

14 e 15 jun.´22 

Paulo Fernandes, Investigador Sénior do ForestWISE, interveio como keynote sobre bases ecológicas para paisagens resilientes ao fogo. Brigite Botequim, também Investigadora Sénior do nosso CoLAB, realizou uma apresentação sobre mecanismos participativos para a sensibilização e comunicação do risco.

2 jun.´22 

Ver vídeo

Nesta conferência sobre sustentabilidade na indústria, Joana Vieira, Investigadora Sénior do ForestWISE, foi uma das oradoras convidadas, numa intervenção plenária sobre o potencial dos produtos florestais para a sustentabilidade.

31 mai.´22 

Ver vídeo

Esta conferência teve como objetivo debater as melhores práticas em matéria de gestão de combustível e contribuir para a correta coexistência das linhas elétricas com a floresta. João Torres, Investigador Sénior do ForestWISE, realizou uma apresentação sobre o tem “Ocupações Compatíveis”, no âmbito de uma colaboração entre o nosso CoLAB e a E-REDES.

20 mai.´22 

Encontro que pretendeu realçar a relevância da criação e adaptação de mecanismos que contribuam para a competitividade e sustentabilidade do meio florestal. João Torres e Carlos Fonseca estiveram presentes neste evento, tendo este último participado na mesa redonda sobre “O potencial dos Serviços dos Ecossistemas para criar valor nos territórios”.

17 mai.´22 

O evento teve como objetivo a apresentação deste estudo, que contou com a colaboração do ForestWISE como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na área da floresta e do fogo. O documento aborda a questão da procura de tecnologia e soluções inovadoras para fazer frente à problemática dos incêndios, soluções essas que levantam questões importantes como a proteção através de patentes.

6 mai.´22 

Neste encontro dedicado aos Sapadores Florestais e a todas as forças de Proteção Civil, foi debatido o tema “O Passado, Presente e o Futuro dos Sapadores Florestais”. Sandra Valente, Investigadora Sénior do ForestWISE, e Rui Pinto, Gestor de Projetos deste CoLAB, estiveram presentes neste evento em Vila Nova de Paiva.

 

5 e 6 mai.´22 

Ver programa

Nesta reunião anual, na qual foi debatida “A pastorícia como atividade de valorização dos territórios”, Carlos Fonseca apresentou, como convidado, uma conferência de abertura sobre o projeto de Revitalização do setor florestal no Pinhal Interior e o papel do pastoreio extensivo e da transumância.

4 mai.´22 

Esta conferência pretendeu discutir o futuro da floresta Portuguesa, a sua relevância territorial e as estratégias a implementar para promover o futuro mais sustentável das várias fileiras florestais e do seu contributo para os domínios económico, social, ambiental e climático. Este evento, que juntou os agentes mais relevantes do setor florestal nacional, contou com a participação de Carlos Fonseca como convidado para o primeiro painel sobre: “2030 – Uma floresta e um território com futuro”.

29 abr.´22 

Nestas sessões de trabalho, que contaram com a  presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento
Regional, a Prof. Isabel Ferreira, e da Presidente da CCDR-C, Dra. Isabel Damasceno, representantes de
várias instituições da Região Centro contribuíram para a construção participada do PROT-Centro. O ForestWISE esteve presente nestas sessões, debruçando-se sobre a análise dos temas da Floresta, Ambiente, Território e Recursos Naturais e na estratégia desta região para responder aos desafios dos próximos 10 anos.

6 a 9 abr.´22 

Ver programa

Este evento contou com cerca de 40 oradores
nacionais e internacionais que partilharam
conhecimento sobre o Turismo de Natureza, o Turismo de Saúde e Bem-Estar e a consequente valorização económica e o desenvolvimento sustentável do património natural. Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE, foi um dos oradores convidados,
abordando um tema desenvolvido no CoLAB sobre a
estratégia para a floresta no Pinhal Interior.

5 a 6 abr.´22 

Este evento reuniu sete projetos europeus financiados pelo Green Deal, Horizonte 2020 e Ação Cost na temática da gestão de incêndios florestais. Um dos projetos é o FIRE-RES, do qual o ForestWISE é parceiro. Brigite Botequim, Investigadora Sénior do nosso CoLAB, participou num grupo de trabalho no qual se apresentaram estudos de caso dos países envolvidos para posteriormente se preparar um plano de colaboração e sinergias entre os vários projetos.

25 a 26 mar.´22 

Ver programa | Ver vídeo

O ForestWISE foi uma das entidades convidadas a estar presente neste encontro, marcado por uma
visita à Serra do Alvão para dar a conhecer os projetos que promovem as raças bovinas e caprinas autóctones da região. O evento contou ainda com um seminário em Braga, onde se debateu a importância da pastorícia para o desenvolvimento e sustentabilidade dos territórios.

24 mar.´22

O seminário abordou o Programa Nacional de Sapadores e o que pode resultar na melhoria do desempenho das Equipas de Sapadores Florestais. Sandra Valente, Coordenadora da Linha de Trabalho 4, e Virgínia Rocha, Gestora de Projetos da mesma linha, marcaram presença neste evento, como responsáveis pela avaliação do Programa de Sapadores Florestais, em colaboração com o ICNF.

21 mar.´22

Para comemorar este dia, o Município de Arganil organizou um evento pedagógico na Serra do Açor
com o intuito de cuidar das árvores plantadas naquela serra. O ForestWISE foi uma das entidades convidadas a estar presente.

16 mar.´22

Ver vídeo

Nesta sessão, Jorge Cunha, Gestor de Projetos do ForestWISE, apresentou o mobilizador rePLANt, nomeadamente a sua missão e atividades desenvolvidas para a gestão integrada da floresta e do fogo.

25 fev.´22

Ver vídeo

Carlos Fonseca esteve presente no evento de apresentação do quinto volume da revista Lucanus –
Ambiente e Sociedade. Como fundador e editor da revista, falou aos convidados do quão desafiante e gratificante é contribuir para esta publicação que conta com artigos cada vez mais diversificados de autores nacionais e internacionais.

23 fev.´22

A ANI realizou um conjunto de seis sessões por todo o país, nas quais teve a oportunidade de esclarecer questões sobre o reconhecimento dos Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) e o financiamento dos Laboratórios Colaborativos (CoLAB). Carlos Fonseca e Alexandra Marques participaram numa destas sessões em representação do ForestWISE.

18 a 20 jan.´22

O ForestWISE esteve presente, remotamente, neste evento inicial que decorreu em Solsona e que contou
com todos os parceiros do consórcio. Nestes três dias, foram apresentadas as várias atividades deste projeto
europeu, contando com intervenções de especialistas externos e uma visita a áreas queimadas na Catalunha.

2021

9 e 10 nov.´21 | 09,30h 

Ver programa

Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE, representou o CoLab neste encontro anual, numa participação enquadrada na «Sessão Paralela: Agroalimentar, Energia e Sustentabilidade; Biodiversidade e Floresta, Serviços Sociais e Turismo».

3 nov.´21 | 10h

Ver programa

Carlos Fonseca participou neste primeiro encontro em Zamora, no qual falou dentro do tema “Matérias-primas sustentáveis baseadas nos recursos naturais da fronteira”.

15 jul.’21 | 14,30h

Ver programa | Assista ao evento final aqui

Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE, participou no Diálogo II deste debate sobre Economia & Sustentabilidade: uma visão exterior.

14 e 15 jul.’21 | 10h

Ver programaAssista ao evento aqui

Esta iniciativa da ANI reuniu as melhores ideias de negócio provenientes do conhecimento científico e/ou tecnológico de estudantes e investigadores. O CTO do ForestWISE fez parte do leque de jurados na área temática: Turismo, Indústrias Culturais e Criativas e Recursos para a Valorização do Interior.

1 jun.’21 | 10h

Ver programaAssista ao evento aqui

Alexandra Marques, Coordenadora da Linha 3 (Economia Circular e Cadeias de Valor) e membro da Comissão Executiva do ForestWISE, participou no painel de discussão deste evento.

14 mai.’21 | 11h

Assista ao evento aqui

Neste evento, o ForestWISE apresentou o projeto áGiL.TerForus, nomeadamente os resultados preliminares do voo LiDAR em sete territórios-piloto e a primeira fase da Plataforma Interoperável do SGIFR (Sistema de Gestão Integradas de Fogos Rurais). 

13 mai.’21 | 11h

Ver programa | Assista ao evento aqui

Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE, foi convidado a participar no painel de Q&A de especialistas convidados nesta conferência onde se debateram as melhores práticas de gestão de combustível.

19 abr.’21 | 10h

Ver programa | Assista ao evento aqui

Carlos Fonseca participou nesta conferência, abordando a importância da Inovação para a revitalização do setor florestal do Pinhal Interior.

2020

7 jul’20

Ver programa | Assista ao evento aqui

O ForestWISE pretende contribuir para o grande desafio causado pela COVID-19 nas áreas da floresta e do fogo. Para tal, organizou esta iniciativa que contou com um painel de experts que refletiram sobre questões como os impactos da pandemia e o que vai mudar nos setores da floresta e do fogo.

10 fev.’20

Ver programa | Veja os vídeos aqui

Este encontro contou com a participação de um conceituado grupo de especialistas e pretendeu abrir caminho a mais e melhores contributos da ciência portuguesa na resposta ao grande desafio do país à gestão integrada dos fogos rurais. 

2019

17 jan.’19

Este Workshop contou com a participação de 30 Stakeholders que refletiram sobre os projetos prioritários na área dos fogos rurais e da governança da floresta e do fogo.

2018

4 dez.’18

Este Workshop reuniu vários stakeholders com o objetivo de refletirem sobre tópicos de investigação e projetos prioritários para a floresta portuguesa.

16 mar.’18

Este encontro realizado no centro do país, determinou o nascimento do CoLAB ForestWISE com a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e este Laboratório Colaborativo. 

6 mar.’18

O INESC TEC recebeu o perito canadiano Kelvin Hirsch para este workshop que se focou nas preocupações estratégicas da gestão e governança dos incêndios rurais, tendo em conta a situação e a abordagem adotada pelo Canadá.