“É preciso deixar de extrair, consumir e descartar, apostando num modelo que regenere os recursos. É fundamental integrar princípios de economia circular nas nossas atividades”, diz Duarte Cordeiro.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, exortou os cidadãos a serem mais eficientes e a reduzir o consumo de recursos, introduzindo no seu quotidiano princípios de economia circular.
O titular da pasta do Ambiente falava na apresentação do Projeto Integrado RN21 – liderado pelo ForestWISE – Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, financiado pela componente 13 – Bioeconomia Sustentável do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O que é o Projeto Integrado RN21?
O projeto reúne, pela primeira vez, o setor da resina em Portugal, num consórcio que pretende apostar na investigação e inovação para modernizar e revitalizar um dos setores mais tradicionais da economia nacional, de forma a valorizar a resina natural enquanto produto “bio”.
Na apresentação, que decorreu nas instalações da indústria de segunda transformação de resina natural da empresa United Resins, o ministro do Ambiente e da Ação Climática salientou que, no processo de transição climática, “inovação e sustentabilidade formam um duo essencial para a concretização das nossas metas”.