CLIPPING

O rePLANT faz uso de novas tecnologias para o conhecimento da floresta, PME Magazine

O Laboratório Colaborativo ForestWISE junta 20 entidades, entre empresas especialistas do setor e entidades não empresariais de I&I, e tem como objetivo contribuir para uma maior valorização da floresta portuguesa.

O rePLANT é o primeiro grande projeto e a PME Magazine foi conhecê-lo pelos olhos de Carlos Fonseca, CTO CoLAB ForestWISE.
PME Magazine (PME Mag.) – Em que consiste o projeto?

Carlos Fonseca (C. F.) – O rePLANT é o primeiro grande projeto de iniciativa e operacionalização do Laboratório Colaborativo ForestWISE que junta 20 entidades, entre empresas líderes do setor e entidades não empresariais de I&I, num esforço comum e coordenado para contribuir para uma maior valorização da floresta portuguesa através da implantação de estratégias para gestão integrada da floresta e do fogo.

As 20 entidades são: o CoLAB ForestWISE, a The Navigator Company, a REN, a Sonae Arauco, a Altri Florestal, a Amorim Florestal, a DS Smith, a E-REDES, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, a Universidade de Coimbra, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Whereness, a EDP Labelec, a Trigger Systems, a Frazivel, a Tesselo, a Florecha, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P., a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

PME Mag. – Como surgiu a ideia por trás do rePLANT?

C. F. – A floresta portuguesa é uma fonte de riqueza ambiental, social e económica, que mobiliza cerca de 24 mil empresas e é responsável por cerca de 100 mil empregos, bem como por 10% das exportações portuguesas.

O rePLANT nasceu, então, da necessidade de desenvolver soluções integradas e inovadoras que garantam a gestão sustentável das florestas portuguesas, de forma que estas estejam cuidadas, protegidas e que sejam uma fonte de riqueza para as pessoas, as comunidades e o país. Numa altura em que urge encontrar modelos de desenvolvimento sustentável, esta é talvez a melhor oportunidade para dedicar à floresta e aos seus agentes uma atenção com verdadeiro sentido de futuro. O rePLANT, enquanto projeto mobilizador, corporiza esse desafio e fá-lo de uma forma intergeracional e multidisciplinar – as novas abordagens e as novas tecnologias são também novas oportunidades.

PME Magazine

Ler entrevista na íntegra