RE-SGIFR

As causalidades dos incêndios rurais podem ser diversas, sendo a respetiva classificação definida hierarquicamente em três níveis, identificando-se cada causa com três algarismos.

O código 211, integrado na categoria de causas “Acidentais” e na subcategoria de “Transportes e Comunicações”, classifica as ocorrências com origem em “linhas de energia elétrica que por contacto, descarga, quebra ou arco elétrico, dão origem a ignição”. Todavia, com esta codificação não é possível diferenciar a causa pelos quatro níveis de tensão.

Nos últimos 22 anos, cerca de 3200 ocorrências em Portugal (aproximadamente 123.000 ha de área ardida) foram registadas com causa 211 (de forma indiferenciada entre linha elétrica de MAT, AT, MT ou BT). Apesar deste valor representar apenas 1,41% do número total de incêndios ocorridos neste intervalo de tempo com causa identificada, esta situação é preocupante para as concessionárias das redes elétricas, uma vez que prejudica a opinião pública, além de impossibilitar que o registo atual não diferenciado sugira as ações necessárias para mitigar a problemática.

As redes de transporte e de distribuição são de natureza diversa, inclusive no enquadramento legal da sua atividade. As diferentes infraestruturas, pelas suas características intrínsecas, apresentam riscos e soluções muito diferentes na gestão das suas áreas de segurança. Este projeto desenvolvido pelo CoLAB ForestWISE®, em articulação com outras entidades do SGIFR, visa identificar o contributo dos diferentes níveis de tensão das linhas elétricas para o total das ignições 211, propondo estratégias que reduzam os incêndios rurais associados a estas ocorrências.

Objetivos

ENTIDADES PARCEIRAS

ENTIDADES FINANCIADORAS

PROJETOS

Consulte outros Projetos do CoLAB ForestWISE®.