A agenda de I&D&I do ForestWISE está orientado para a sua aplicação nos serviços e para os técnicos envolvidos na prevenção e combate de incêndios. Em relação ao contexto florestal mais geral, está orientado para a valorização de um setor florestal dinâmico, em articulação com os intervenientes sociais e económicos relevantes.
A tarefa de definir a agenda de I&D&I iniciou-se em março de 2018 e decorreu durante um ano. Como ponto de partida, foram usados os seguintes documentos:
- o “Agenda Estratégica para a Investigação e Inovação para 2020” da Plataforma Tecnológica do Setor Florestal;
- a “Estratégica Nacional Coesa da Gestão de Incêndios Florestais” dos EUA;
- o “Modelo para a Ciência de Incêndios Florestais no Canadá (2019-2029)” do Centro Canadiano de Serviços Florestais do Norte;
- a “Agenda Estratégica de Investigação e Inovação Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade” da FCT ;
- os relatórios da CTI sobre os incêndios de Pedrogão e sobre os incêndios de outubro;
- e a Resolução do Conselho de Ministros nº. 159/2017 and nº. 157A/2017.
Durante o processo de desenvolvimento da agenda, através de várias reuniões com peritos, workshops com as partes interessadas e questionários, a agenda de I&D&I do ForestWISE acabou por organizar-se em seis temas de investigação, estruturados em 19 subtemas e operacionalizados através de 62 tópicos de investigação.
Consulte todas as informações aqui.
Graças à natureza inovadora da constituição do ForestWISE e da sua agenda de investigação, o CoLAB contribuirá para o progresso da ciência na gestão da floresta e do fogo, servindo de estímulo para a inovação e gestão coesa dos incêndios rurais e das áreas florestais, contribuindo ainda para o desenvolvimento de soluções eficazes que atendam também às preocupações internacionais sobre a gestão de grandes incêndios e de catástrofes naturais.