Entre os dias 23 e 29 de junho de 2024, decorreu em Estocolmo, Suécia, o Congresso Mundial da IUFRO (União Internacional das Organizações de Investigação Florestal), um dos mais prestigiados eventos globais sobre florestas, realizado a cada cinco anos desde 1893. Este ano, o evento foi organizado pela Universidade Sueca de Ciências Agrárias em estreita colaboração com parceiros nórdicos e bálticos, sob o tema “Florestas e Sociedade Rumo a 2050”. Este congresso constitui uma plataforma única para reunir cientistas e líderes mundiais com o objetivo de contribuir e co-criar um futuro sustentável nas áreas florestal, climática e social, em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.
O CoLAB ForestWISE participou na 26ª edição deste congresso, tendo sido representado pelas Linhas de Trabalho 2 (LT2), Gestão do Risco e LT3, da Economia Circular e Cadeias de Valor. Durante o evento, a equipa do CoLAB participou ativamente em várias sessões e apresentou diversos trabalhos, alinhados com missão da cogeração e transferência de conhecimento e tecnologias sobre a gestão integrada da floresta e do fogo. A Agenda transForm, e os projetos europeus FIRE-RES e RESIST foram os projetos em destaque neste congresso.
Agenda transForm
No primeiro dia do congresso, Pedro Britto, investigador sénior do CoLAB ForestWISE apresentou um poster sobre o projeto OPTIVEG, uma das iniciativas da Agenda transForm, na sessão T5.10 intitulada “Digitalization for sustainable forest management”.
O segundo dia do congresso continuou com sessões focadas na digitalização e sustentabilidade. Alexandra Marques, investigadora sénior do CoLAB ForestWISE, juntamente com Dag Field, professor de Tecnologia Florestal da Swedish University of Agricultural Sciences (SLU), moderou a sessão “Developing digitals drivers for risk mitigation in forest supply chains”. Durante esta sessão, Alexandra Marques destacou a implementação de tecnologias avançadas e soluções digitais para melhorar a eficiência, sustentabilidade e resiliência das cadeias de abastecimento florestal. Pedro Britto apresentou o trabalho desenvolvido no âmbito da Agenda transForm, neste caso, relativamente à melhoria do controlo das cadeias de abastecimento de madeira através de aplicações digitais de medição de pilhas de madeira.
No quarto dia do congresso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar diversas visitas de campo que permitiram conhecer, em primeira mão, algumas das melhores práticas e inovações na gestão florestal, oferecendo uma perspetiva sobre as novas tecnologias e métodos de gestão florestal sustentável.
No penúltimo dia, a gestora de projetos do CoLAB ForestWISE, Mariana Amaro, participou na sessão “Forest without borders: National Forest Inventory Networks and their potential for large scale monitoring and reporting”. Nesta sessão, apresentou um trabalho sobre a criação de uma Rede de Parcelas Florestais Permanentes em Portugal, desenvolvido no âmbito da Agenda transForm, que visa a monitorização dos efeitos das mudanças climáticas nos diferentes ecossistemas florestais do país.
FIRE-RES
No âmbito do projeto FIRE-RES, Brigite Botequim apresentou um poster sobre a Fire Education Platform que está a ser desenvolvida pelo equipa do CEABN-InBIO, Instituto Superior de Agronomia, com o objetivo de compilar e partilhar conhecimentos e práticas relevantes, para todo o tipo de público, em gestão do fogo nas três fases do ciclo dos incêndios extremos. Para o desenho colaborativo e inputs desta plataforma internacional contribuem ainda os parceiros Centre de Ciència i Tecnologia Forestal de Catalunya, CPT Wageningen University e o nosso CoLAB.
Brigite Botequim foi também co-autora de um poster, apresentado por Erico Kutchartt, do Centre de Ciència i Tecnologia Forestal de Catalunya (CTFC), intitulado “Updating biomass maps at European scale using remote sensing and machine learning ensembles”, que destacou o uso de tecnologias avançadas para a atualização de mapas de biomassa em escala europeia.
RESIST
Por fim, Jorge Cunha realizou uma apresentação, na sessão “Small-scale, Community, and Indigenous Forestry: Global Challenges and Opportunities”, sobre a integração da gestão florestal ao nível da paisagem em Portugal, um trabalho desenvolvido no projeto europeu RESIST.
Com mais de 4.000 participantes, o Congresso Mundial da IUFRO 2024 foi uma autêntica plataforma de partilha de conhecimentos e inovação na área florestal. A participação ativa do CoLAB ForestWISE nas várias sessões e apresentações reforçou o compromisso do nosso CoLAB com a sustentabilidade e a inovação na gestão florestal, tendo o nosso trabalho sido destacado nos ecrãs da IUFRO TV durante toda a semana, impactando todos os participantes do congresso.