PRESS RELEASES

Projeto europeu procura soluções inovadoras para incêndios rurais

O Desafio Aberto à Inovação do FIRE-RES destinou-se a todos os especialistas, investigadores, técnicos e empreendedores com ideias inovadoras que respondam aos desafios enfrentados pelas regiões de demonstração.

O CoLAB ForestWISE®, INESC TEC e o European Forest Institute (EFI), parceiros do consórcio FIRE-RES, lançaram o Desafio Aberto à Inovação, um programa que pretendeu criar soluções para mitigar as consequências dos incêndios rurais extremos na Europa, tornando as paisagens mais resilientes e as comunidades mais seguras, até 2030. Abordando os principais desafios enfrentados nas fases da gestão integrada do fogo (prevenção e preparação, resposta e supressão e recuperação após incêndios rurais extremos), este programa disponibilizou um financiamento até 5.000€ para demonstrações e um máximo de 16.000€ para os testes piloto de cada projeto inovador selecionado. O desafio previu ainda consultoria, nomeadamente na realização de testes de viabilidade das soluções em contextos realistas e a consequente mediação de contactos no terreno.

As soluções apresentadas consideraram o contexto atual de cada região da Europa e Chile, ou seja, as zonas de intervenção do FIRE-RES, e os desafios identificados pelos dez Laboratórios Vivos, ecossistemas de inovação dedicados à demonstração e implementação de ações inovadoras. Em Portugal, existem duas áreas de demonstração, uma no Vale do Sousa e outra na Serra da Lousã, sendo o CoLAB ForestWISE® co-líder desta última.

O Desafio Aberto à Inovação do FIRE-RES, decorreu até ao dia 19 de novembro, destinou-se a todos os especialistas, investigadores, técnicos e empreendedores, e desafiou os participantes a criarem soluções tecnológicas, sociais ou de negócio, em todas as fases de desenvolvimento, para os problemas enfrentados pelos Laboratórios Vivos sujeitos a riscos de incêndios rurais extremos. Comunicação e Consciencialização de Riscos, Envolvimento e Capacitação da Comunidade, Formação e Educação das Partes Interessadas, Resposta e Gestão a Incêndios Florestais Extremos, Vigilância e Alerta Antecipado, Previsão e Apoio à Decisão e Política e Governança foram algumas das áreas abrangidas pelos desafios identificados pelos Laboratórios Vivos.

»» Descarregue aqui o folheto do Desafio Aberto à Inovação do FIRE-RES.