PRESS RELEASES

Agenda transForm: representantes do setor florestal discutiram inovação e sustentabilidade no transForm OUT EVENT

Ontem, o Convento de São Francisco, em Coimbra, acolheu o transForm OUT EVENT, naquele que foi um momento de partilha e discussão sobre a Agenda Mobilizadora da Floresta, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Liderada pela Altri Florestal e com a coordenação técnico-científica do CoLAB ForestWISE, a Agenda transForm é o maior consórcio florestal alguma vez criado em Portugal, tendo o evento acompanhado esta magnitude.

A Sala da Igreja do Convento de São Francisco, um dos espaços mais emblemáticos da região, recebeu os cerca de 200 convidados, incluindo o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, e o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.

A sessão de abertura foi marcada pelas palavras de boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, seguida da intervenção do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, que destacou a importância da Agenda transForm para a economia nacional: “Em Portugal, as fileiras florestais têm uma grande relevância porque atuam em diversos ângulos daquilo que é o território nacional e são um grande fator de coesão social. Nesse sentido, a Agenda transForm dá uma grande tranquilidade a todo o setor florestal e transmite boas práticas a outras Agendas Mobilizadoras”.

Miguel Silveira, Administrador Executivo da Altri Florestal, e Carlos Fonseca, Chief Technology Officer do CoLAB ForestWISE, apresentaram a missão e os objetivos da Agenda transForm, onde as palavras “inovação” e “futuro” marcaram o momento.

“Este é o maior consórcio da floresta alguma vez criado em Portugal, envolvendo 56 parceiros em 30 projetos colaborativos, com um investimento de 130 milhões de euros até 2025. A nossa meta é não apenas transformar a cadeia de valor da floresta, mas também criar um impacto duradouro na economia e no ambiente”, disse Miguel Silveira.

Carlos Fonseca acrescentou: “Estamos num ponto de viragem crucial para a gestão florestal em Portugal. A Agenda transForm não só representa um avanço tecnológico significativo, como também um compromisso coletivo com a sustentabilidade e a resiliência das nossas florestas. O CoLAB ForestWISE é o elemento agregador de todos estes parceiros estratégicos que compõem a Agenda, na missão comum de transformar e valorizar a floresta”.

O evento incluiu, ainda, as transForm talks, onde vários elementos do consórcio partilharam experiências e resultados dos projetos em desenvolvimento.

Após um olhar sobre a Agenda, a partir de dentro, a segunda parte do transForm OUT EVENT foi dedicada às perspetivas de fora. Para isso, o palco da Sala da Antiga Igreja recebeu a mesa-redonda intitulada “Caminhos para a transForm(ação): a floresta na era da digitalização para uma economia resiliente e sustentável”.

Na sessão de encerramento, o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, enfatizou a importância da Agenda transForm para a sustentabilidade e resiliência do setor florestal: “A Agenda transForm deu ao setor florestal nacional a oportunidade de se mobilizar para uma agenda de transformação e os resultados apresentados demonstram que se cumpriu um dos principais objetivos para as agendas verdes. O transForm é um projeto, mas é também ação, a ação que precisamos para o país e para criar melhores condições de vida para os portugueses”.

No final, o transForm OUT EVENT revelou-se um evento fundamental, reforçando o espírito de colaboração e de mudança entre os principais agentes do setor florestal nacional, que vão desde representantes de entidades públicas e privadas, a associações de grande relevo para o setor.

Para mais informações visite os websites:

Agenda transForm

CoLAB ForestWISE