Nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, Penafiel foi palco do lançamento da série Innovation Days, promovida pelo CoLAB ForestWISE, que reuniu especialistas e stakeholders no âmbito do projeto FIRE-RES.
Este evento internacional, organizado com o apoio do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Associação Florestal do Vale de Sousa (AFVS), focou-se na partilha de soluções inovadoras para a gestão de incêndios florestais e na promoção de sinergias entre participantes de diferentes setores.
Dia 29 de outubro: Visita de Campo
O evento iniciou com uma visita de campo a Castelo de Paiva, freguesia de Raiva – local de Fôjo, onde foram apresentadas boas práticas em territórios afetados por incêndios. Estas soluções, implementadas no laboratório vivo “Floresta Sonae”, foram apresentadas pela Sonae Arauco. Seguiu-se uma intervenção pela 2BForest, aquando da sua experiência de três anos de certificação de serviços de ecossistema nesta região, tendo culminado com um Porto de Honra, na câmara Municipal de Castelo de Paiva. A visita permitiu uma experiência dinâmica de soluções implementadas localmente, oferecendo uma visão das estratégias que se têm mostrado eficazes na mitigação dos incêndios florestais.
Dia 30: Matchmaking Event
O segundo dia do evento, com o apoio do município de Penafiel, teve lugar no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel e contou com um programa diversificado que incluiu apresentações de oradores convidados, pitches de soluções inovadoras e momentos de networking nas estações interativas (workstations).
As quatro temáticas centrais – inovações tecnológicas, soluções ecológicas, abordagens sociais e estratégias financeiras para a resiliência – foram abordadas por especialistas de renome e vencedores da Open Innovation Challenge Campaign (OIC), cujas propostas inovadoras foram premiadas pela sua contribuição para a resiliência face a incêndios florestais. O CoLAB ForestWISE, em conjunto com o INESC TEC e o EFI – European Forest Institute, lideram este processo.
O CoLAB ForestWISE e o ISA, líderes do living lab português, têm implementado diversas atividades em estreita colaboração com as comunidades locais, proprietários e agentes decisores, que fazem parte ativa da CWI (community of wildfire innovation) – Comunidade de Inovação em Incêndios Rurais. A CWI marcou presença nestes dois dias, interagindo no espaço dedicado às Workstations com as suas atividades em gestão e sustentabilidade florestal, prevenção de incêndios e conservação do ecossistema florestal.
No final da tarde, a mesa-redonda, intitulada “Boosting Financial Resilient Innovation”, contou com uma intervenção internacional, destacando-se como um momento de debate entre especialistas nas dimensões empreendedorismo, economia e floresta, sobre novos instrumentos financeiros para fortalecer a resiliência das comunidades e territórios afetados por incêndios.
Este evento internacional arrancou em Portugal, e segue para a Bulgária e Espanha, no próximo ano.
Aceda aqui às apresentações realizadas no Matchmaking Event: