As decisões e estratégias que afetam as florestas e a gestão florestal em Portugal requerem que se conheçam as perceções sobre a floresta, assim como as motivações e atitudes dos diversos atores que intervêm no território.
O conhecimento sobre motivações, atitudes e perceções sobre a floresta é fundamental na construção e legitimação das políticas públicas e dos mecanismos de apoio ao sector florestal, sendo este um dos desafios que o ForestWISE – Laboratório Colaborativo da Floresta e do Fogo pretende desenvolver nas suas diversas áreas temáticas, em particular na linha de trabalho “Pessoas e Políticas”.
O município de Mação (Região Interior Centro) foi usado como caso de estudo para conhecer as perceções sociais sobre a floresta, gestão florestal e fogos rurais em Portugal. Entre 2010 e 2012 foram inquiridos 5% da população residente com mais de 17 anos (323 inquiridos), e 30 agentes de organizações governamentais e não-governamentais de nível local, regional e nacional, relacionadas com o sector florestal.
In Florestas.pt