FCT: Acompanhamento dos projetos do Programa Mobilizador de I&D para a Prevenção e Combate de Incêndios Florestais

No âmbito do Programa Mobilizador de I&D para a Prevenção e Combate de Incêndios Florestais, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia estabeleceu uma estrutura de acompanhamento com o CoLAB ForestWISE® que pretende promover os resultados destes projetos, maximizando os seus potenciais benefícios para a sociedade e gerando potenciais sinergias entre projetos e equipas de investigação.

Este trabalho envolve os 56 projetos de investigação financiados no Programa Mobilizador, distribuídos por 29 instituições proponentes de ensino e de ciência em Portugal.

Metodologia

A metodologia de acompanhamento e análise está a ser implementada nos projetos da edição de 2017, a que se seguirão as seguintes edições, sendo suportada por uma interação produtiva com as equipas de investigação e potenciais stakeholders, end-users e beneficiários dos resultados dos diversos projetos.

Esta iniciativa pretende evidenciar o percurso para o impacto destes projetos, salientando os principais resultados e sua potencial apropriação e/ou utilização por end-users, os benefícios gerados e os riscos e estratégias de mitigação associados.

Neste contexto serão evidenciados os benefícios alcançados e/ou potenciais do Programa em cinco tipos de impacto:

PROJETOS

Consulte outros Projetos do CoLAB ForestWISE®.