Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology

O RESIST – Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology é um projeto europeu que conta com a participação de 56 entidades (de 15 países) e um investimento total de 26 milhões de euros (mais de 5,6 milhões de euros para Portugal).

O RESIST prevê o desenvolvimento de projetos demonstradores de inovação em quatro regiões e a transferência de conhecimento e soluções inovadoras para outras oito regiões, como forma de aumentar a sua capacidade de adaptação às alterações climáticas.

Um dos demonstradores deste projeto será desenvolvido na Região Centro (nos territórios da Região de Coimbra e do Médio Tejo), contando com um orçamento previsto de quase 2,5 milhões de euros.

A sua atividade centra-se no desenvolvimento de soluções para promover a gestão e valorização mais eficaz da floresta, reduzindo os efeitos das alterações climáticas na região, nomeadamente a ocorrência de grandes incêndios rurais.

Para tal, serão implementadas as seguintes ações:

Objetivo

O objetivo final é a definição de novos modelos de negócio e formas de governação das Áreas Integradas de Gestão de Paisagem (AIGP) e dos Condomínios de Aldeia, nos quais o trabalho será desenvolvido.

Este projeto é coordenado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e conta com a participação das Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra e do Médio Tejo, do CoLAB ForestWISE®, da Associação BLC3, da MédioTejo21 e do Instituto Politécnico de Portalegre, assim como as regiões Vesterålen (Noruega) e Extremadura (Espanha), com as quais será feita a articulação para transferência dos resultados. A INOVA+, que tem um papel ativo na equipa coordenadora, também acompanhará este projeto.

PROJETOS

Consulte outros Projetos do CoLAB ForestWISE®.