Colaboração Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais

O CoLAB ForestWISE® iniciou um conjunto de projetos de investigação e desenvolvimento de curta duração (três a seis meses) e que têm como objetivo a gestão integrada do fogo e, consequentemente a melhoria da gestão florestal.

Os projetos são provenientes de um convite à apresentação de proposta por parte da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e abrangem as seguintes áreas:

1. Planeamento da gestão de combustíveis 

Estuda o efeito da distância e da frequência da redução da vegetação combustível na proteção das estruturas e rede viária. Aborda dois tópicos essenciais: a distância mínima das redes secundárias de faixas de gestão de combustível e a frequência da gestão de combustíveis exigida considerando o tipo de combustível florestal e as condições meteorológicas locais. Este estudo já se encontra publicado no website da AGIF.

2. Regras para o edificado e envolvente nos territórios rurais 

O objetivo é apoiar a definição de políticas públicas que garantam a transformação gradual das edificações do espaço rural, tornando-as mais resilientes ao fogo. Possibilita a análise dos tipos de edificado existente, a identificação dos materiais e elementos construtivos mais vulneráveis à radiação e à entrada de partículas incandescentes nos edifícios e ainda as intervenções mais eficazes e menos dispendiosas tendo em conta a redução do impacto em pessoas e bens, caso ocorra um incêndio rural. Este estudo já se encontra publicado no website da AGIF.

3. Cartografia de regimes de fogo à escala da freguesia 

Este projeto visa cartografar os regimes de fogo em Portugal Continental ao nível das freguesias (desde 1980 até 2017), identificando situações distintas e que necessitem de tratamento diferenciado do ponto de vista das políticas públicas, planos e programas. Será produzido um mapa indicando as áreas mais vulneráveis e que impulsione a criação de estratégias que visem a redução do risco, tendo em conta as características de cada zona.

4. Análise de eficácia e qualidade de recursos de supressão 

Este projeto desenvolverá uma análise custo-benefício, considerando diferentes soluções de equipas padrão e profissionais no sistema de combate a incêndios, e o seu impacto na redução do número de ignições. Aqui, a ideia é apoiar as políticas públicas que suportem a transformação em curso. 

5. Investigação e Desenvolvimento de Processos para Monitorização de Incêndios Rurais (MIR) 

Por fim, este projeto propõe desenvolver e tratar indicadores de investigação da componente de combate do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) em 2020, para identificar desvios e elaborar propostas para a melhoria da implementação no sistema, com base na metodologia desenvolvida em 2019 (MIR2019).

PROJETOS

Consulte outros Projetos do CoLAB ForestWISE®.