Ocupações Compatíveis nas Faixas de Gestão de Combustível: 

apoio à seleção de espécies

Este trabalho baseia-se no Decreto-Lei 82/2021, de 13 de outubro de 2021, que prevê que a remoção de combustível nas faixas de gestão e nas áreas estratégicas de mosaicos, possa ser substituída por um tipo de ocupação compatível que garanta a gestão do sub-coberto e o cumprimento das funções previstas para estas áreas.

Espécies com potencial para ocupação compatível

Este estudo está dividido nas seguintes fases:

  1. Recolha de informação para caraterização das áreas com potencial de ocupação compatível;
  2. Com base nesta informação e em colaboração com especialistas, definição de uma lista de espécies por município;
  3. De modo a avaliar o risco que diferentes espécies apresentam em caso de incêndio, construção de um modelo de combustível utilizado a aplicação BehavePlus do USDA Forest Service;
  4. Levantamento de informação das unidades ativas de processamento e transformação agroflorestais ao nível do município com vista a identificar as espécies com maior potencial de aproveitamento e valorização económica;
  5. Elaboração de uma ficha por município, com a sugestão das espécies florestais recomendadas à ocupação de solo compatível com as faixas de gestão de combustível, respetiva cartografia e recomendações de gestão.

Com este trabalho pretende-se contribuir para uma maior e melhor gestão das faixas de gestão de combustível, tirando o máximo partido das funções destas faixas e potenciando a geração de valor para os proprietários rurais.

PROJETOS

Consulte outros Projetos do CoLAB ForestWISE®.