Programa de Sapadores Florestais
O CoLAB ForestWISE®, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), desenvolveu a avaliação do Programa de Sapadores Florestais (PSF) para o período 2011-2020. O PSF é uma medida de política florestal com impacto em toda a cadeia de processos do Sistema de Gestão Integrada dos Fogos Rurais (SGIFR).
Com maior incidência nas atividades de gestão de combustíveis e de vigilância, este programa envolve mais de 400 equipas de Sapadores Florestais distribuídas por todo o território nacional, com maior relevância nas regiões Centro e Norte do país.
A avaliação do Programa de Sapadores Florestais teve como objetivo a identificação das oportunidades e constrangimentos do programa e a proposta de recomendações e medidas de melhoria do desempenho das equipas e do seu impacto na redução de incêndios rurais, apostando na valorização do perfil e do reconhecimento social dos sapadores florestais.
Metodologia de avaliação
Assenta na operacionalização de um conjunto de indicadores operacionais e estratégicos nos seguintes domínios:
- Sapador Florestal;
- Equipas de Sapadores Florestais;
- Modelo de funcionamento, custos e receitas;
- Impacto no setor florestal;
- Reconhecimento social.
Além da informação recolhida no Sistema de Informação do Programa de Sapadores Florestais, foram realizados inquéritos por questionário aos chefes das equipas de Sapadores Florestais e aos Técnicos de Acompanhamento das Entidades Gestoras de equipas de Sapadores Florestaos.
A equipa do CoLAB ForestWISE® desenvolveu esta iniciativa em colaboração com um grupo de trabalho do ICNF, tendo sido realizados focus groups com cinco entidades não-governamentais que integram e acompanham o PSF, nomeadamente o Sindicato Nacional de Proteção Civil, a Forestis, o Fórum Florestal, a BALADI, a Associação Nacional do Sapador Florestal e, ainda, alguns Técnicos de Acompanhamento de equipas de Sapadores Florestais.
PROJETOS
Consulte outros Projetos do CoLAB ForestWISE®.